quinta-feira, 16 de agosto de 2012

4º Encontro de Produtores de Café discute cafeicultura em São Roque do Canaã


Assessoria de Comunicação Incaper
O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, dará a palestra sobre a qualidade do café
Em São Roque do Canaã, a cafeicultura é a principal atividade agrícola. Atualmente, desenvolvendo essa prática com tecnologias adequadas, o município aumentou muito sua produtividade que, elevada, chega a aproximadamente 50 sacas por hectare. É considerando todos esses aspectos que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com outros parceiros, realizará o 4º Encontro de Produtores de Café do município, nesta sexta-feira (17), com o objetivo de prestar assistência a cerca de 200 cafeicultores de toda a região no exercício de suas atividades.

O encontro será realizado no Centro Comunitário da comunidade de Alto Santa Júlia, a partir das 8h da manhã. As inscrições serão feitas no local e haverá palestras sobre os temas: “manejo da água e readequação de estradas rurais”, “qualidade do café” e “programa reflorestar”.

O responsável pelo escritório local do Incaper, Eliamar Comério, comentou sobre a importância do evento: “A iniciativa tem o objetivo de qualificar o produtor e promover ainda mais o desenvolvimento da cafeicultura na região. Além das palestras, as outras atividades que estão na programação atuam no sentido de divulgar os trabalhos dos cafeicultores, bem como do Incaper que está sempre buscando melhorar a vida e o cultivo do homem do campo”, disse.

No evento serão entregues os certificados do curso de “Inclusão Digital”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Incaper, para 20 pessoas da comunidade. Além disso, serão entregues os prêmios para os vencedores dos concursos Qualidade de Café Conilon e Arábica do município. Os prêmios são 20 e 10 horas de retroescavadeira para a construção de caixas secas em suas propriedades, para o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O evento é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Incaper, juntamente com a Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã e a Associação dos Produtores Rurais de Alto Santa Júlia.

Programação
08 horas – Inscrição dos participantes
09 horas – Manejo da água e readequação de estradas rurais
09h40min – Qualidade do café
10h20min – Programa Reflorestar
11 horas – Entrega dos certificados do curso “Inclusão Digital”
11h15min – Divulgação e premiação dos concursos: 1º concurso de qualidade de café conilon de São Roque do Canaã e 4º concurso de qualidade de café arábica de São Roque do Canaã
12 horas – Encerramento
12h30min – Confraternização

Serviço
4º Encontro de produtores de café
Data: 17 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Local: Centro Comunitário Alto Santa Júlia (ao lado da Igreja de Alto Santa Luzia), em São Roque do Canaã
Horário: das 08 horas às 13 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário