sexta-feira, 17 de agosto de 2012

40ª Expoagro, de Alegre, conta com organização do Incaper no concurso leiteiro e na mostra de agricultura familiar


Divulgação

Completando 40 anos de tradição, a Exposição Agropecuária (Expoagro) do município de Alegre está sendo realizada desde quarta-feira (15) e vai até sábado (18), no Parque de Exposições Geraldo Santos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já é um fiel parceiro na organização do concurso leiteiro e da Mostra Cultural da Agricultura Familiar realizados durante o evento.

O concurso leiteiro deste ano reúne 30 produtores que irão disputar em três categorias. A competição funciona como uma forma de demonstrar a capacidade produtiva dos pecuaristas de leite da região, sendo essa, junto com a cafeicultura, a principal atividade desenvolvida da agricultura no município. Quem se sair melhor ainda pode faturar prêmios, como uma motocicleta 0 km para os primeiros lugares de todas as categorias. Os segundos e terceiros colocados levarão para casa quantias em dinheiro. Os vencedores só serão conhecidos no último dia do evento, sábado (18).

A técnica do Incaper e representante do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Alegre, Joana Junqueira Carneiro, falou sobre a importância do evento: “Esse tipo de iniciativa, como a realização de concurso leiteiro e exposição agropecuária, aproxima o meio urbano da agricultura. A intenção é que o agricultor sinta-se valorizado pelo seu trabalho e que a população urbana tome conhecimento da importância que as atividades agrícolas têm no seu dia a dia”.

Para demonstrar um pouco mais do que é produzido no campo, a Mostra Cultural da Agricultura Familiar traz, em cerca de 10 estandes das associações locais, produtos que vão desde alimentos a flores e artesanatos. O visitante pode conhecer e adquirir os itens que estarão sendo comercializados no local. Haverá também apresentações culturais. A técnica do Incaper, Joana Junqueira Carneiro, lembra que essas atividades fortalecem a cultura do meio rural.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Alegre, com parceria do Incaper, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Cooperativa de Laticínios Selita na realização do concurso leiteiro e da Mostra Cultural da Agricultura familiar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário