quinta-feira, 23 de agosto de 2012

5º Encontro de Produtores de Café de Iconha discute comercialização e qualidade de café





Divulgação

Pelo 5º ano consecutivo, o Encontro de Produtores de Café de Iconha irá reunir cafeicultores do município e da região para discutir sobre a atividade cafeeira. Este ano o Encontro será realizado nesta sexta-feira (24) e são esperados cerca de 200 produtores participantes. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), da Prefeitura Municipal de Iconha e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Iconha (Semar).

A programação do Encontro é formada por palestras que serão realizadas no auditório do CRAS e contemplarão os seguintes temas: “Perspectivas do mercado mundial de café”, “Alternativas de pós-colheita para agregação de valor ao café”, “Linhas de crédito rural para investimentos na cafeicultura”, “Organização rural – sobrevivência da pequena produção”. Durante o ano, a assistência técnica do Incaper trabalha com atividades da produção cafeeira como correção de solo, técnicas de adubação, calagem, entre outras coisas. Esse evento, especificamente, trata de assuntos voltados para a comercialização e melhoria da qualidade do café.

Carlos Antônio de Melo, técnico do Escritório Local do Incaper em Inconha, destaca que oferecer aos produtores informações sobre comercialização também é muito importante para que eles tenham sucesso no exercício dessa atividade. “Trabalhamos sempre no sentindo de melhorar a produção, mas também é importante para o produtor ter conhecimentos que o ajudem a gerir seu negócio e conquistar maior rentabilidade”, comentou o técnico.

Iconha é um município extremamente agrícola. Cerca de metade da sua população está no campo desenvolvendo atividades como a bananicultura, pecuária e, principalmente, a cafeicultura. A região que engloba o município já foi considerada produtora de cafés de qualidade inferior, mas, de acordo com Melo, os produtores locais já superaram esse desafio. “A fase do café inferior já foi superada com trabalhos que investiram na renovação do parque cafeeiro e na minimização de problemas fitossanitários e hoje Iconha tem café considerado como de primeira qualidade”, destacou.

Além das palestras, também haverá no Encontro a premiação dos melhores tipos de café do município para os produtores que participaram do 2º Concurso de Qualidade de café. Os ganhadores serão premiados com 30 e 20 sacos de adubo, para o primeiro e segundo lugar, e o terceiro ganhará 10 toneladas de calcário para usar em suas lavouras. As atividades do evento estão marcadas para se encerrar por volta de 13 horas.

Serviço
5º Encontro de Produtores de Café de Iconha
Data: 24 de agosto
Local: Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário: a partir das 08 horas

Programação
08h – Chegada e inscrição dos cafeicultores
08h30min – Perspectivas do Mercado Mundial de Café
09h15min – Alternativas de Pós-colheita para Agregação de Valor ao Café
10h – Linhas de Crédito Rural para Investimentos na Cafeicultura
10h30min – Organização Rural – Sobrevivência da Pequena Produção
11h – Premiação dos melhores tipos de café de Iconha – ES
11h30min – Pronunciamento das autoridades
12h – Sorteio de brindes
13h – Encerramento do evento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário