quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agosto de 2012 é o mais chuvoso da história




O capixaba já percebeu que este é um mês atípico, com chuvas em excesso. De fato, agosto de 2012 já é considerado o mais chuvoso da história do Espírito Santo. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) registrou 192,2mm de chuva neste mês em Vitória.

O volume de chuva é quatro vezes mais do que a média esperada para o mês. O levantamento é feito desde 1924. E até então, nunca havia sido registrado um volume tão grande de chuva em um mês de agosto. “O posicionamento e intensidade de um sistema de alta pressão sobre o oceano fazem os ventos transportarem muita umidade para o Estado. A presença de um cavado em médios níveis da atmosfera, ou seja, a circulação de ventos no sentido horário, organiza os movimentos ascendentes do ar, levando umidade para níveis mais altos da atmosfera, o que acaba deixando as nuvens mais carregadas”, explica o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

A previsão é de que o tempo continue instável nos próximos dias. O sol aparece timidamente em algumas regiões nesta sexta-feira (24). No sábado (25), a chuva também predomina. E no domingo, as nuvens continuam sobre o Espírito Santo. Para mais informações, acesse http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/#fragment-10


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário