quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artesãos capixabas, com apoio do Sebrae, expõem produtos em feira nacional de design, em SP



Pela primeira vez, o Sebrae no Espírito Santo apoia a participação de sete grupos de artesãos capixabas na 22ª Paralela Gift, em São Paulo. A feira de design é uma das mais importantes do Brasil
Sete grupos de artesãos capixabas terão a oportunidade de apresentar seus produtos a lojistas e profissionais de design de todo o Brasil, durante a 22ª Paralela Gift – Feira de Design e Produtos Contemporâneos. O evento, que começa nesta quarta-feira (22), em São Paulo, apresenta uma seleção de produtos criados por artesãos, artistas, designers e industriais. É a primeira vez que o Sebrae no Espírito Santo vai marcar presença na feira.

Os representantes do Estado vão expor peças feitas com diversos produtos, como escama de peixes e conchas do mar; taboa (vegetação aquática encontrada em lagoas); fibras de bananeira; palha de café e lonas de campanha publicitária usadas; papel reciclado e resíduos de couro. O evento é uma grande oportunidade para que os artesãos/empresários divulguem seus produtos, conquistando mais mercados, além de conhecer novos materiais e técnicas, podendo aperfeiçoar cada vez mais seu trabalho.

Na feira, o Sebrae, por meio do Programa Sebrae de Artesanato/Projeto Expo-Art 2014, adquiriu um espaço de destaque, onde os grupos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos. O espaço terá decoração inovadora e diferenciada. Cada expositor terá seu nicho específico dentro do espaço.

A empresa Papel Recriado está entre os grupos a que vão expor seu trabalho na feira. Ela produz papéis artesanais e reciclados, produtos de decoração, papelaria, brindes e eventos. Cores, texturas e estampas feitas a mão, enfeitam as peças de forma original. Para Emanuelle Nunes Righetti, coordenadora do grupo, a Paralela Gift abre um grande horizonte de visibilidade. “Você tem a noção do que está acontecendo de novidades em todo o Brasil na área do artesanato e presentes, além de ganhar uma grande visibilidade para seus produtos”, afirmou.

A Feira

Este ano, a 22ª Paralela Gift será realizada no espaço de eventos Transamérica Expo Center, em São Paulo, no período de 22 a 25 de agosto de 2012. O evento, que acontece duas vezes no ano e tem reconhecimento nacional e internacional, já faz parte do calendário de compras permanente dos maiores empresários do setor de presentes, decoração, design e artesanato. Segundo Izolina Passos, gestora do Programa de Artesanato do Sebrae no Espírito Santo, a feira é extremamente importante, pois proporciona aos artesãos o contato direto com empresários compradores. “É a oportunidade dos artesãos de apresentarem e comercializarem os seus produtos diretamente, sem intermediários”, explicou.

A participação na Paralela Gift faz parte do Programa Sebrae Artesanato, que incentiva o desenvolvimento e a ampliação da capacidade produtiva dos artesãos, a melhoria de sua estrutura técnica e da qualidade do produto artesanal, de maneira a incrementar as vendas e, assim, promover sua inserção e permanência no mercado.


Conheça os expositores capixabas que irão participar da Paralela Gift:

Artesanato Cristina – Anchieta
Tendo como matéria prima escama de peixes e conchas do mar de Anchieta, as peças com design diferenciado são produzidas com muito amor, experiência, empreendedorismo e sustentabilidade. Além disso, gera ocupação e renda para as famílias envolvidas na coleta sustentável de conchas nas areias das praias capixabas. A delicadeza translucida das escamas e o brilho das Conchas são transformados em flores e em verdadeiras joias nas mãos de Cristina que desenvolve a atividade desde 1988.

Gibarbosa – Vila Velha
Giovanna Rocha Barbosa é natural de Vitória, no Espirito Santo e criada a beira mar. Desenvolve sua arte voltada para as belezas das conchas, caramujos, peixes e outros “assuntos” do mar. Formada em Belas Artes pela universidade Federal, deu nova conotação a sua arte, inserindo um design inovador, agregando conchas de coloração natural a diversos materiais. Apoia, como voluntária, dois projetos sociais importantes, calcados na sustentabilidade, como a das “Catadoras de conchas”, em todo o litoral de seu estado, e o de ressocialização de detentas no Presídio Feminino de Cariacica, onde além de capacitar, detém uma Frente de Trabalho, com direito a remissão da pena judicial.

Jacqueline Chiabay – Vitória
São mulheres, artesãs, donas de casa e agricultoras, nas cercanias rurais de Guarapari , Anchieta e Viana no Espírito Santo que encontram alternativa de ocupação e agregação de renda para suas famílias, no fazer artesanal, em parceria e coordenadas pela Artesã e Designer Jacqueline Chiabay, idealizadora deste projeto. A matéria prima principal utilizada é o resíduo de couro de cabra, provenientes de indústrias brasileiras de vestuário que trabalham com este material. A inspiração da criação vem da matéria prima e do fazer artesanal tradicional, onde as técnicas utilizadas são o crochê, tricô, macramê, tressê, bordados, entre outros, aproveitando a manualidade de mulheres e suas raízes, algumas comunidades descendente de italianos e portugueses. Assim, aplicadas as tiras de couro, se tornam contemporânea e inusitada. Bem como algumas técnicas inventadas, desenvolvidas, com a parceria do conhecer da designer e artesã que coordena e orienta em parceria com os saberes e fazeres das artesãs envolvidas neste projeto.

Naboa – Anchieta
A Associação dos Artesãos do Núcleo de Artesanato em Taboa - NAboa, fundada em 19 de Junho de 2007, atualmente gera renda para 12 famílias associadas e para mais de 100 pessoas das Comunidades do seu entorno, através do uso sustentável da Taboa ( vegetação aquática encontrada na Lagoa de Mãe Bá), resgatando a atividade artesanal com essa fibra, qualificando os artesãos para o desenvolvimento de técnicas e criação de novas peças, além da capacitação para atuação no mercado de trabalho. É composta de artesãos das Comunidades de Mãe-Bá, Porto Grande, Condados e Chapada do Á, todas localizadas no entorno da Lagoa de Mãe-Bá, que faz a divisa dos municípios de Guaraparí e Anchieta, ao Sul do Estado do Espírito Santo.

Oficina Equilibrium – Vitória
A Oficina Equillibrium utiliza banner e lonas após campanhas publicitárias. As coleções são criadas seguindo tendências e valorizando a cultura do Espírito Santo.
São três linhas de produtos:
- A linha Ícones atende o mercado de brindes corporativos e eventos;
- A linha Tressê explora a criatividade e individualidade de cada artesão;
- A linha Eco é produzida com os rejeitos gerados pela oficina, onde a técnica de dobradura transforma os minúsculos retalhos em artefatos utilitários e decorativos.
A Oficina Equillibrium oportuniza capacitação profissional para pessoas em privação de liberdade e gera trabalho e renda para famílias de diversas comunidades.

Papel Recriado – Vila Velha
A empresa Papel Recriado produz em parceria com a ATUAR (Associação de Turismo e Artesanato do Mundo Novo) papéis artesanais e reciclados, produtos de decoração, papelaria, brindes e eventos. Cores, texturas e estampas feitas a mão, enfeitam as peças de forma original. Este trabalho envolve mulheres lavradoras de café da comunidade rural, gerando trabalho e renda nos períodos de entressafra. Preserva as matas, com o trabalho de educação ambiental, visitas monitoradas e manutenção da RPPN Cachoeira Alta, reserva particular de Mata Atlântica. Recicla papéis, fibras de bananeira, taboa e outras plantas de ciclo renovável.

Valdete Reis – Rio Novo do Sul
A palha de café e a fibra de bananeira são as matérias primas utilizadas pelos artesãos que compõem o Núcleo de base familiar, coordenado pela artesã 2002. A produção de vasos, luminárias, mandalas, anjos, quadros e porta retratos resumem criatividade, bom gosto e harmonia. A utilização destas fibras naturais, palha de café e fibra de bananeira, gera produtos de extremo bom gosto com características culturais e iconográficas devido a abundancia da matéria prima na região e entorno.




Descrição: Descrição: sayonara lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário