terça-feira, 21 de agosto de 2012

Artesãos participaram de curso com designer e artesã


Cerca de 20 artesãs dos municípios de Anchieta, Guarapari, Piúma, Vila Velha e Vitória, e do entorno, participaram na semana passada do curso Comunidade Criativa. O curso foi promovido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), em parceria com as prefeituras.


O curso visa capacitar as artesãs com técnica e/ou produto dirigido ao segmento de moda, com design inspirado em referências brasileiras. Objetivou, também, valorizar as capacidades locais, incentivar o comércio justo e promover a inclusão destes grupos na indústria da moda. A matéria-prima usada foram as conchas e escamas recolhidas nas praias de Anchieta.

A capacitação do curso foi coordenada por Heloísa Crocco, que é um dos principais nomes da junção design e artesanato no país. O cronograma para esta etapa foi uma palestra de conscientização e motivação para os artesãos, a fim de despertar nos talentos criativos dessas comunidades, a possibilidade de criação de produtos inovadores de maior valor agregado, atendendo à indústria da moda.

Os artesãos foram treinados para o desenvolvimento de produtos inovadores e orientados ao mercado, fazendo com que a comunidade incorpore práticas sustentáveis em sua produção. As 15 peças criadas pelas artesãs foram levadas para Associação Brasileira de Estilitas (Abestes), em São Paulo, e serão usadas em um desfile que será realizado pela Associação.

“As artesãs tiveram uma grande oportunidade, a de se capacitarem com uma grande artesã. As oficinas ajudaram as artesãs a incorporarem design e agregar maior valor aos produtos, além de uma metodologia para suas atividades”, disse a secretária de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Adélia Maria de Souza.

Artesanato de Anchieta ganha prêmio internacional

A artesã Anna Maria, 67 anos, que faz parte da Associação dos Artesãos do Núcleo de Artesanato em Taboa (Naboa), da comunidade de Mãe-Bá, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Reconhecimento de Excelência da Unesco com uma carteira de taboa com crochê, que concorreu com outros 62 produtos de 12 estados do país. A carteira foi feita com fibra de taboa, papel, tecido e crochê. O produto vai representar o artesanato capixaba pelo mundo afora.

“É muito gratificante ter o nosso produto reconhecido por excelência, não só aqui no Estado, mas em todo o mundo”, disse a artesã.
5 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
IMG_7513 [Resolução do desktop].JPGIMG_7513 [Resolução do desktop].JPG
183K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_7514 [Resolução do desktop].JPGIMG_7514 [Resolução do desktop].JPG
187K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_7528 [Resolução do desktop].JPGIMG_7528 [Resolução do desktop].JPG
81K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_7537 [Resolução do desktop].JPGIMG_7537 [Resolução do desktop].JPG
204K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_7622 [Resolução do desktop].JPGIMG_7622 [Resolução do desktop].JPG
122K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário