sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As verdades sobre o café



Especialistas desvendam por que a bebida mexe com o sono e qual a quantidade segura para não afetar a saúde ou ter alucinações


As verdades sobre o café
 
 

 Seja depois das refeições, para se manter acordado ou curar a ressaca, poucos são os que resistem ao aroma convidativo de um café fresquinho. Na última pesquisa de orçamentos familiares do IBGE, a bebida obteve uma das maiores médias de consumo diário per capita (215,1g).
 
 
 Apesar de dividir opiniões sobre seus efeitos, o famoso cafezinho é um item que tem lugar garantido na mesa do brasileiro. Originário da Etiópia, o grão foi trazido ao Brasil pelos franceses no século XVIII, e desde então se tornou parte da nossa cultura. 
 
Mas, afinal, como saber se o café faz bem ou mal à saúde? Será que ele ajuda mesmo a burlar o sono, e remedia os sintomas decorrentes da bebedeira? As pesquisas publicadas sobre alimentos muitas vezes apresentam conclusões completamente opostas entre si, e no fim das contas mantemos nossos hábitos na base da opinião e tradição. 
 
Para desmistificar essas e outras curiosidades, o AreaH conversou com as nutricionistas Noadia Lobão, especialista em Qualidade de Vida e Prevenção de Doenças, e Gabriela Marcelino, especialista em Gestão da Segurança de Alimentos, que nos contaram tudo o que você sempre quis saber sobre o café -- veja a seguir.
 
 
QUANTIDADE RECOMENDADA
No guia alimentar para a população brasileira, do ministério da saúde, a recomendação é que o consumo seja de não mais que duas a três xícaras de café por dia. 
 
Já a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) sugere uma dose máxima de 400-500 mg/dia -- dose de até 4 xícaras. A cafeína não é prejudicial a saúde humana, desde a gestação até o final da vida, garantem as especialistas. 
 
Em excesso, a bebida pode causar alucinações, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Durham, na Grã-Bretanha. As pessoas que participaram do estudo afirmaram ouvir vozes depois de tomar sete copos pequenos de café instantâneo em um só dia. 
 
Cenario MT.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário