quinta-feira, 16 de agosto de 2012

BAHIA - Mulheres rurais ganham projeto de inclusão social e produtiva


Trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas, entre outros segmentos de mulheres serão beneficiadas pelo Projeto Margaridas, voltado exclusivamente à inclusão social e produtiva do público feminino na Bahia. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (15), em Salvador, com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), entre outros órgãos parceiros. 

O governo federal vai investir R$ 3,6 milhões, com contrapartida do estado, para atender mais de 21 mil mulheres nos 27 territórios de identidade. As ações incluem emissão de documentos civis e trabalhistas para as trabalhadoras do campo, acesso a crédito e assistência técnica rural, capacitação, apoio a formalização de grupos produtivos, palestras sobre prevenção à violência, entre outras.
Para Andrea Butto, diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a forma democrática de construção do projeto é um diferencial importante. “A pluralidade é fundamental pela organização social que existe no estado”, fazendo referência à grande diversidade de abrangência do projeto Margaridas.
A secretária da SPM, Lúcia Barbosa, classificou o projeto como uma política pública importante para a qualidade de vida das beneficiárias. “Historicamente no meio rural, as mulheres são as mais afetadas pela extrema pobreza. O projeto será um importante instrumento para autonomia das trabalhadoras e enfrentamento às desigualdades”, justificou, ao assinar termos de cooperação com órgãos estaduais para execução das ações.
Relembrando a história da sindicalista rural Margarida Alves, que inspirou o nome do projeto, diversos grupos organizados do interior baiano comemoraram o anúncio das ações. “É um momento ímpar para os movimentos de mulheres da Bahia”, comentou Neli Rodrigues, que integra o Movimento de Mulheres Camponesas de Caetité, a 757 km da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário