quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Café é tema de festival gastronômico em Londrina



Público tem até 31 de agosto para experimentar pratos e bebidas à base do grão em 17 estabelecimentos da cidade


 
Curitiba - O sabor e o aroma do café estão presentes em drinques, pratos salgados e sobremesas de 17 estabelecimentos de Londrina (PR). São restaurantes, cafeterias e espaços gastronômicos que participam do 2º Fest Café – Circuito Gastronômico do Café, que acontece até 31 de agosto. A abertura ocorreu na noite dessa segunda-feira (6). O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio do Sebrae no Paraná,

É a segunda edição do evento inspirado na Rota do Café – roteiro turístico promovido pelo Sebrae e formado por 15 municípios. Para Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual do setor de Turismo e Artesanato do Sebrae no estado, a Rota do Café, além de resgatar a história da região, mostra aos empresários que o produto é extremamente viável economicamente.
“O Fest Café é mais um evento ancorado no grão tão apreciado pelos brasileiros e que fortalece a Rota do Café. Ele transformou fazendas históricas e propriedades rurais em destino turístico e agora se desdobra em outras ações. O festival gastronômico é uma delas. O projeto inicial, que era de turismo, passou a envolver também literatura e agora a área de gastronomia. No futuro, poderá abordar ainda outros elementos culturais”, diz Aldo Carvalho.
Ele acrescenta que a Rota do Café e o Fest Café estão inseridos no conceito de Economia Criativa, ao focar na criatividade e inovação. “Os dois projetos estão aproveitando insumos que estavam adormecidos para torná-los fonte de renda”, afirma Aldo Carvalho.
Para Arnaldo Falanca, presidente do Abrasel, o café pode ser mais aproveitado pelos empresários da cidade. Segundo ele, Londrina ainda permanece ligada ao café e é preciso transformar o produto em estratégia demarketing para atrair visitantes. “O Fest Café é o primeiro passo para transformar o município em um destino gastronômico com pratos aromatizados com o café”, destaca. 
Arnaldo Falanca acredita que o Festival é uma forma de incentivar os chefes a incorporarem o café no cardápio. “No futuro, teremos restaurantes de várias etnias que irão oferecer pratos típicos aromatizados com o café. Vamos atrair turistas para Londrina, em busca de experiências gastronômicas”, finaliza.
Imperdível
Quem quiser degustar as receitas especiais confeccionadas com café tem até o final do mês para visitar os estabelecimentos Barraco da Sopa, Bella Madre, Brasiliano, Happen Pizza, La Francine’s, Pizza Mais, Surubim, Varanda, Cafeteria Treviolo, Fábrica 1, Mercado Guanabara, Villa Fontana, Restaurante Alameda Dá Licença, Duetto Cafeteria, Freddo, Restaurante Recanto de Minas e Restaurante La Felice.
O Alameda Dá Licença criou uma pizza doce com café.  A massa é artesanal, aromatizada com café e servida em uma tábua. “O recheio é de mousse de café. E, para finalizar, grãos de café, que intensificam o sabor do prato”, explica Jackson Magno Rodrigues, funcionário do Dá Licença.
Adriana Castro, do Restaurante Recanto de Minas, avalia que o Fest Café é um evento importante. “O Festival valoriza a gastronomia local e divulga os estabelecimentos”, salienta. Para manter as raízes mineiras, o Recanto oferece aos clientes o tradicional porco no tacho, acompanhado de mandioca aromatizada com café.
O 2º Fest Café também promove a oficina Café na gastronomia contemporânea, oferecida pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). O curso será realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto e está com inscrições abertas. “A proposta é fazer uma releitura de pratos com a aromatização do café”, conta Marilsa Santini, coordenadora do curso de Gastronomia da Unopar.
As inscrições podem ser feitas no site www.unopar.br
Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário