sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Café Utam recebe recertificação do selo de qualidade da ABIC



Maxpress 
Empresa foi novamente certificada com o selo do Programa de Qualidade do Café da ABIC. Dez produtos foram aprovados após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini
A Café Utam acaba de receber a recertificação do Programa de Qualidade do Café (PQC). O selo é oferecido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) às torrefadoras que são aprovadas pela avaliação de qualidade. A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini nos dias 25 e 26 de julho na matriz (em Ribeirão Preto) e filial (Piumhi) da empresa.
De 500 torrefadoras no Brasil, somente 71 têm a certificação da entidade e a Utam é uma delas, desde o ano de 2006. A companhia conseguiu validar neste ano o selo para os dez produtos que foram inscritos para a avaliação da entidade nacional. Os produtos classificados foram: Utam Tradicional, Utam Extra Forte, Utam Classic a Vácuo, Ribeirão Almofada, Ribeirão a Vácuo, Nilza Almofada, Nilza a Vácuo, Biagini Almofada e Biagini a Vácuo. Já o Utam Espresso Gourmet Grãos recertificou o Selo Gourmet.
A diretora presidenta Ana Carolina Soares de Carvalho ressalta que a empresa tem investido constantemente em inovações tecnológicas e focado na modernização do parque industrial. As iniciativas da Café Utam vão ao encontro das diretrizes do programa de qualidade da ABIC, que tem a proposta de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. De acordo com a entidade, este é o único programa de qualidade de café torrado e moído do mundo, sendo que as demais certificações avaliam apenas o café verde.
"Ao todo, a ABIC possui três selos: o Tradicional, o Superior e o Gourmet", explica a diretora Ana Carolina. Ela ressalta que ter sido aprovada pela certificação nacional garante ainda mais o comprometimento de qualidade com os consumidores da empresa.
Os Selos
Segundo a ABIC, a importância do selo atinge todos os elos da cadeia cafeeira. Para as indústrias, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante poder ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, que existem diferenças inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa e que existem cafés para todos os gostos e bolsos.
Cada produto escolhido pela torrefadora recebe uma das três categorias de acordo com a nota final da avaliação, numa escala de zero a dez. Na categoria do Selo Tradicional, o café precisa de uma nota mínima de 4,5 pontos. O Selo Superior vai para o produto com nota de 6,0 a 7,2 pontos, e o Selo Gourmet, atribuído ao produto que alcançar nota de 7,3 a 10 pontos.
A pontuação é feita conforme a ficha técnica da ABIC, que verifica tipo de café, aroma, sabor, bebida, corpo, moagem e torração, todos de acordo com . Através desse monitoramento, a empresa busca aperfeiçoar seus níveis de desempenho e atingir pontuações cada vez maiores.
Depois da certificação, os produtos ainda são monitorados continuamente pelo programa num sistema similar ao Selo de Pureza com retiradas periódicas e aleatórias em clientes, e qualquer alteração é comunicada à indústria. A ABIC estima que, futuramente, a distribuição no mercado seja: 10% cafés Gourmet; 25% cafés Superiores; 55% cafés Tradicionais.
Características do Programa de Qualidade
Este programa é voluntário de cada torrefadora e visa informar a qualidade do que está sendo vendido, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão, torra e moagem utilizado por cada marca. O PQC torna-se um elo de confiança entre a indústria e os consumidores, com a proposta de ofertar produtos cada vez melhores. Com o programa ficam estabelecidos critérios de qualidade da matéria-prima, manutenção de sabor ao longo do tempo, além de boas práticas de fabricação.
São auditados itens como infra-estrutura, boas práticas de fabricação, RH, gestão de qualidade, blendagem, torração, moagem e embalagem do café. O processo de certificação é monitorado por empresas contratadas pela ABIC e enviado constantemente para as empresas participantes.
Além da auditoria interna, há retirada de produtos aleatórias em supermercados pelas empresas contratadas pela ABIC, para certificar de que a qualidade permanece conforme. Após análise do produto retirado com os seus clientes, as empresas recebem o laudo de cada produto.
Este último processo de recertificação da Abic tem validade até o dia 31 de outubro de 2013.
ABIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário