sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chuvas fora de época prejudicam qualidade do café no Cerrado Mineiro



Em algumas áreas, cerca de 50% do grão colhido está no chão

Marcelo Lara |Araguari (MG

Durante o mês de agosto, as máquinas fazem as passadas finais nas lavouras de café do Cerrado Mineiro. Algumas plantações, no entanto, podem encerrar os trabalhos até a primeira quinzena de setembro. As chuvas fora de época, principalmente entre maio e junho, derrubaram os grãos. Em algumas áreas, cerca de 50% do café colhido está no chão, uma média que nunca havia sido registrada historicamente.

De acordo com a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Araguari (Coocacer), o volume de café recebido nesta safra foi de 120 mil sacas. O produto da região, que sempre teve a garantia de qualidade, vem surpreendendo negativamente.

– Este ano está com 35% de varrição de café de chão, o que não é normal.  O café de pano, que é o nosso melhor café, está apresentando baixíssima qualidade – explica a diretora da cooperativa, Evanete Peres Domingues.
Para Evanete, o clima atípico deste ano deve refletir com perdas de produção para a safra 2013. Segundo ela, as chuvas durante a colheita fez com que aparecessem os botões florais antecipadamente. Deste modo, quem ainda está na fase da colheita está tirando também os botões florais da próxima safra.
Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário