terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comércio Justo é tema de workshop


A Prefeitura de Poços de Caldas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizaram, na última quinta-feira (16), um workshop sobre a campanha Cidade de Comércio Justo. O workshop foi ministrado pelo consultor do SEBRAE, Johann Schneider, no Complexo Santa Cruz, para os representantes do setor público.
O consultor também coordenou workshop para os comerciantes interessados no tema, na sede da Associação Comercial. “O importante é, através da economia e do comércio mais justo, oferecer condições sociais também. O aspecto social diz respeito a apoiar e integrar as pessoas à margem da sociedade, proporcionar capacitação e apoio técnico, condições dignas de vida e condições para que possam evoluir pelo seu próprio esforço. O Comércio Justo propõe exatamente isso. E, do lado econômico, o princípio básico do Comércio Justo é ter relações comerciais não exploratórias”, destacou Schneider.
Poços de Caldas foi a primeira cidade da América do Sul a apoiar o Comércio Justo, movimento mundial que defende o pagamento de preços que permitam um modo de vida digno aos produtores e conceitos como a proteção ambiental, igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos.
O apoio oficial do município foi declarado por meio do decreto 10.418, publicado em dezembro de 2011. O projeto está sendo fomentado pelo Grupo de Coordenação do Comércio Justo, formado por representantes de universidades, associações, entidades ligadas ao comércio e ao turismo, poder público e SEBRAE.
O presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’antas, João Piva, também participou do workshop. A Assodantas foi a primeira entidade a receber o selo de comércio justo na região. Ele explicou que, com a implantação plena do conceito no município, os poços-caldenses também terão a oportunidade de consumir, por exemplo, o café Fair Trade que hoje é destinado apenas para exportação.
Segundo Ivan Figueiredo, da Microrregião Poços de Caldas do SEBRAE, o objetivo é que os produtos de Comércio Justo sejam oferecidos também no varejo, agregando significativo valor social à produção. O município recebeu, em 2009 e 2011, o Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, por projetos ligados ao Comércio Justo.
fonte- redepeabirus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário