terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cooparaiso promove Dia Nacional do Campo Limpo e incentiva crianças à preservação


Fonte: Agência Comunicar
 
A 8ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, realizada em São Sebastião do Paraíso através de uma parceria entre Cooparaiso, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e Central de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas aconteceu entre os dias 10 e 17, envolvendo cerca de 600 crianças de sete escolas municipais, a maioria da zona rural.
 
A programação deste ano foi intensa, com atividades que aconteceram em sítios e fazendas da região, com apresentação de palestras sobre o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a aplicação de defensivos agrícolas; o transporte, armazenagem e descarte corretos das embalagens vazias desses defensivos e a preservação ambiental e da água. Os alunos ainda participarão de concurso de desenho e de redação sobre os temas apresentados.
 
De acordo com o coordenador regional de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias do Inpev, Jair Furlan Junior, “a Cooparaiso tem um papel fundamental no sucesso que o Dia Nacional do Campo Limpo e na eficácia que o programa tem alcançado. Desde o início, quando ainda se discutia onde a Central de Reciclagem seria construída, a cooperativa foi parceira, se mostrou totalmente favorável às ações pretendidas, tornando-se administradora dessa central e parceira em todos os eventos desenvolvidos desde então.
 
Jair Furlan disse que “a Central de Recebimento de Embalagens de São Sebastião do Paraíso é extremamente importante porque está localizada em uma região que contempla muitos municípios que têm base econômica na agricultura. Isso significa que o consumo de defensivos agrícolas dessa região é relativamente alto, por isso o volume de embalagens gerado é significativo, assim a atuação da central em Paraíso é estratégica”.
 
O coordenador informou que “o volume de devolução de embalagens vazias de defensivos tem aumentado a cada ano, tanto pelo consumo, como também pelo aumento da conscientização por parte dos agricultores. No Brasil, esse volume, considerando o primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, cresceu 8%. Em Minas esse crescimento foi de 18% e isso atesta a eficiência do trabalho de conscientização que é realizado junto aos agricultores do estado”.
 
Segundo a engenheira agrônoma, Renata Lise, responsável pela central, 100% dos produtores fazem a devolução das embalagens vazias. “Neste ano, até o mês de julho foram devolvidas 153 toneladas de embalagens de toda área de atuação da central. São mais de 30 municípios que representam significativamente o recolhimento no estado de Minas Gerais”.
 
O aluno Ryan Moreira, 10, do 5º ano do ensino fundamental na escola Ibrantina Amaral e filho de produtor de café, disse que depois de ter participado do Dia Nacional do Campo Limpo tem condições de ensinar ao pai o que deve ser feito corretamente com as embalagens de agrotóxicos. “Eu aprendi que é muito importante usar o EPI e também que é possível plantar café sem prejudicar o meio ambiente. O meu pai faz tudo certo lá na roça”, contou Ryan.
 
Sua colega, Gabriela de Moraes, 11, filha de apanhadora de café, disse que “é preciso aprender sobre como proteger o meio ambiente porque isso é muito importante para o futuro”. Bianca Ferreira, 10, disse que “se um dia quiser ser uma agricultora já sabe como deve fazer para se proteger o meio ambiente”.
 
O evento contou ainda com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Emater e Prefeitura.
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário