quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cooperativa Coocaram premia melhores produtores de café de Rondônia



ARIQUEMES ONLINE

08/08/2012

A Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua, Coocaram, entrega neste sábado, 4, às 14h30, em Ji-Paraná (RO), o Prêmio Coocaram Qualidade de Café. O evento, que tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), contará com a presença do delegado federal do MDA em Rondônia, Genair Capelini, e irá homenagear e premiar os melhores cafés do estado de acordo com os requisitos estipulados no regulamento da premiação.
"O café é uma cultura praticada pela maioria dos agricultores familiares rondonienses. O prêmio tem como finalidade sensibilizar os agricultores familiares associados para a melhoria do café desde a plantação até as prateleiras do mercado. O MDA, um dos principais parceiros e apoiadores da cooperativa, não poderia deixar de participar da retomada deste evento tão importante", afirma Júlio César Chagas, delegado federal substituto do MDA em Rondônia.
O concurso foi lançado em 2002 e teve seis edições até 2007, quando deixou de existir. Este ano a cooperativa relança a premiação como forma de recolocar a cultura do café na pauta das políticas públicas do estado e do governo federal. "Nos últimos anos a cafeicultura no estado teve uma queda muito grande. A produtividade caiu de 4 milhões de sacas por ano para 1 milhão. Esperamos conseguir recuperar a produção no estado", explica o gerente comercial da cooperativa, Leandro Dias Martins.
O prêmio se divide em três categorias: Orgânico, que abrange os agricultores filiados a Coocaram que produzem de forma agroecológica; Comércio justo, para os cooperados que possuem certificação Fair Trade; e Convencional, que acolhe demais agricultores do estado.
Além do MDA, apoiam o evento o Banco da Amazônia, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Emater-RO, Projeto Padre Ezequiel e Governo do Estado de Rondônia.
Desafio
A Coocaram foi criada em 2002, com o desafio de industrializar a produção de café e agregar valor à produção dos agricultores familiares da região. São 336 agricultores e agricultoras familiares de 14 municípios de Rondônia cooperados à Coocaram para produção de café.
O apoio do MDA ajudou a cooperativa a participar de grandes eventos, como a Biofach, a ter acesso a assistência técnica e a fortalecer a cultura do café a partir de contrato firmado com a Secretaria de AGRICULTURA FAMILIAR (SAF/MDA). Além disso, grande parte dos agricultores possui a Declaração de Aptidão ao PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR - e conta com o financiamento para custear a produção.
Serviço
Prêmio Coocaram Qualidade de Café
Data: 4 de agosto 2012
Horário: 14h30
Local: Ginásio de esportes Genivaldo José de Souza, em Ji-Paraná (RO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário