terça-feira, 21 de agosto de 2012

COOXUPÉ participa de Workshop nesta terça sobre as perspectivas do setor cafeeiro


Nomes importantes do segmento se reunirão amanhã, 21 de agosto, na FAEMG, para falar sobre a safra de 2012 e o mercado futuro de café 

PHÁBRICA DE IDEIAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nesta terça-feira, 21, autoridades e representantes do setor cafeeiro estarão na FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte, a partir das 8h30, para debater as demandas e perspectivas do mercado de café em um Workshop sobre cadeia produtiva do grão. O evento integra o Fórum da Agropecuária Mineira, que ao longo do ano discute os rumos do setor rural, e deverá reunir todos os elos da cadeia produtiva. 

A COOXUPÉ estará representada no evento pelo presidente da entidade, Carlos Alberto Paulino da Costa. 

Grandes nomes da cafeicultura estão programados para apresentar os painéis e palestras durante o Workshop, como os dirigentes do Conselho Nacional do Café (CNC), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), entre outros. 

Sobre a COOXUPÉ 

A COOXUPÉ conta atualmente com cerca de 12 mil cooperados, 80% deles pequenos produtores, e tem reunido números expressivos ao longo dos seus 55 anos, ganhando liderança nas exportações do grão e ampliando mercados. 

Com atuação no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, além da comercialização de café, a cooperativa leva a seus cooperados importantes informações para o desenvolvimento da produção de cafeeira e da qualidade de vida no campo. Segundo dados da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), as cidades mineiras que têm como base de sua economia a cafeicultura apresentam o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) acima de 0,756, resultado maior que a média do Estado (0,726). 

A cafeicultura é importante também no processo de inclusão social mineiro. De acordo com informações do IBGE (Censo Agropecuário - 2006), 38% da produção nacional de café vêm da agricultura familiar. Em Minas Gerais, este dado representa 80,35% dos cafeicultores e 32% da produção do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário