terça-feira, 7 de agosto de 2012

EM ANCHIETA - Meio Ambiente vai apresentar o programa Coletar amanhã (09)



A Secretaria de Meio Ambiente irá fazer a apresentação para os funcionários da Prefeitura sobre a implantação do programa Coletar – Coleta Seletiva –, no município de Ancheita. Os interessados podem participar das 09h às 11h ou das 13h às 15h, no Auditório da Prefeitura.

Programa Coletar

O município de Anchieta terá, em breve, o programa de Coleta Seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente (Seman), por meio do Centro de Educação Ambiental, está trabalhando na implantação dos três tipos de coleta – Resíduos Sólidos Domiciliares/Comerciais Urbanos, Óleo de Cozinha Usado e de Pilhas e Baterias Inservíveis.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei Nº 12305/2010, a coleta seletiva, entre outros instrumentos, é estabelecida em todos os municípios brasileiros, como forma de amenizar a problemática do lixo em todo o país. Por isso, a Prefeitura desenvolveu o Programa Coletar, sendo desenvolvido neste primeiro momento por projetos pilotos.

O projeto piloto da coleta seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares/Comerciais Urbanos está sendo implantado em Nova Esperança, Nova Jerusalém e Morro da Caixa D’Água, atendendo cerca de 650 residências. Os resíduos serão separados na fonte geradora em dois grupos: Lixo Seco e Lixo Úmido Úmido, e será recolhido porta-a-porta, em dias e horários específicos. Os lixos serão enviados para triagem na Associação Primária de Materiais Recicláveis – Unipran. Após a triagem os materiais serão prensados e/ou separados comercialização nas indústrias de reciclagem.

O projeto piloto de Óleo de Cozinha Usado está sendo desenvolvido em Iriri e em dez comunidades do entorno da Samarco Mineração. O objetivo é de mobilizar, conscientizar e sensibilizar os moradores para o descarte correto do óleo de cozinha usado, evitando que sejam despejados nos ralos das pias ou no solo. Futuramente, o comércio também será alvo, mas aqueles que já conhecem o projeto/campanha, podem participar. Os Pontos Coletores já foram instalados em alguns comércios e, em breve, será instalado um Ponto Coletor em cada escola do balneário. O óleo usado deverá ser separado em casa em uma garrafa peti e encaminhado a um desses pontos coletores. Os recipientes com o óleo será depositado no coletor e a empresa parceira fará o recolhimento periódico desse resíduo.  Esse piloto conta com a parceria de empresas privadas na logística de coleta, que são a Samarco Mineração S/A e a Recóleo, e comércio local.

Já o piloto da coleta seletiva de Pilhas e Baterias Inservíveis será desenvolvido na Sede, Jabaquara, Mãe-Bá e Iriri. Por meio de um termo de parceria, os coletores serão disponibilizados em vários comércios, principalmente aqueles que comercializam o produto ou equipamentos afins. Os comércios irão receber uma placa de identificação de participação no projeto. A prefeitura fará o recolhimento periódico dos resíduos, enviará, inicialmente, para Vitória, onde a empresa G & M CLO Logística e transportes possui pontos coletores para recolhimento e destinação ambiental adequada.]

Thiago de Barros
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário