terça-feira, 7 de agosto de 2012

EM CACHOEIRO - Alimentos de Monte Alegre vão para entidades beneficentes


Os agricultores estão recebendo ainda suporte técnico para construção de uma horta comunitária
A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realiza, nesta quinta-feira (09), às 9h, a solenidade que marca o início da segunda fase do projeto Compra Direta da Agricultura Familiar Quilombola (CDA). Essa fase vai beneficiar diretamente 22 famílias de pequenos produtores da comunidade de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, que vão vender seus produtos para abastecer nove entidades beneficentes do município.
São produtos frescos e nutritivos, que vão abastecer instituições, como os abrigos para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, e projetos como o Vill'agindo. Os alimentos são trazidos diretamente do campo pela própria prefeitura.
A primeira fase foi conduzida em 2010 e 2011, com a compra de mais de 25 toneladas de alimentos de agricultores familiares de Monte Alegre, no valor aproximado de R$ 56 mil, o que beneficiou, diretamente, 16 famílias e cinco entidades beneficentes do município.
A segunda fase abrangerá o ano produtivo 2012/2013, em que serão beneficiadas 22 famílias e nove entidades, com a compra de mais de 43 toneladas de alimentos, entre os vendidos por quilo, fora os vendidos por unidade, maços e pés. Todo o montante totaliza um valor de quase R$ 100 mil.
“O CDA é importante porque dá oportunidade ao pequeno agricultor quilombola de aproveitar os espaços dos quintais para produzir alimentos livres de agrotóxicos, que servirão para a alimentação de sua família e para a comercialização que geram renda complementar para o dia a dia”, frisa Leonardo Marcelino Ventura, 48 anos, coordenador de ecoturismo e turismo étnico da associação quilombola.
Projeto em Cachoeiro é pioneiro no estado
Cachoeiro é pioneiro na compra direta da agricultura quilombola no estado do Espírito Santo, projeto de parceria entre prefeitura municipal e governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), que está repassando recursos. A administração municipal fez o projeto e oferece o apoio técnico à comunidade.
“Esse projeto está alterando a vida naquela comunidade, levando autonomia e autoestima às famílias que moram lá. A proposta deu tão certo que pessoas que tinham saído da comunidade chegaram a retornar para trabalhar no campo”, conta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.
Monte Alegre ganha horta comunitária
Durante a solenidade de início da segunda fase do projeto Compra Direta da Agricultura Familiar, a prefeitura vai anunciar, também, a construção de uma horta comunitária em Monte Alegre. As obras para a adequação do espaço já estão em andamento, e a expectativa é que comece a produzir dentro dos próximos 60 dias.
Ao todo, estão diretamente envolvidas na produção 14 famílias, que recebem do município suporte técnico e material. A expectativa é que os moradores consigam vender a produção e, posteriormente, buscar a legalização necessária para participar das chamadas públicas da prefeitura e vender os produtos da horta para as escolas da rede municipal.
Veja o que está sendo comprado!Abóbora madura – 5.200 kg
Abobrinha – 2.300 kg
Açúcar mascavo – 750 kg
Aipim – 8.100 kg
Banana da terra – 3.700 kg
Banana prata – 7.850 kg
Batata doce – 4.450 kg
Doce caseiro – 800 kg
Inhame – 3.950 kg
Laranja – 4.600 kg
Mel – 200 quilos
Palmito – 560 kg
Pão caseiro – 460 kg
Peixe – 400 kg
Alface – 10.900 unidades
Chicória – 3.050 unidades
Couve – 7.160 molhos
Serralha – 500 molhos
Taioba – 4.600 molhos
Salsinha – 6.850 molhos

Confira as entidades beneficentes que vão receber os alimentos:Asilo João XXIII
Lar Adelson Rabelo
Apae
Gaasv
Asilo Nina Arueira
Aprisco Rei Davi
Abrigo da Cáritas
Vill'agindo
Recanto da Criança

Divulgação_horta_Alegre.JPGDivulgação_horta_Alegre.JPG
3667K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário