quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EM CACHOEIRO - Prefeitura prepara inserção de alevinos em tanques




Os tanques vão permitir a diversificação da economia rural, como na localidade de Pedra Lisa

Nove tanques para a produção de peixes em propriedades de Cachoeiro de Itapemirim já estão prontos. Nesta semana a prefeitura iniciou a etapa de visita técnica às propriedades atendidas, para cálculo da capacidade de cada tanque.
Em setembro terá início o povoamento dos tanques com os alevinos, segundo previsão da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag). Como o período de crescimento da tilápia é de seis meses, em média, a safra da tilápia em Cachoeiro começaria em março próximo.
A primeira região a receber a visita dos técnicos foi a localidade de Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba, nesta terça-feira (21). Vinte e cinco produtores devem ser atendidos até setembro com a escavação dos tanques, voltados para criação de tilápias.
“Ainda falta atender 16 produtores com a escavação, mas já iniciamos o processo de levantamento para povoar os já construídos, a partir de decisão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)”, explica o subsecretário de Agricultura Familiar, Edson Canchilheri.
Oportunidades para outros produtores
Ao longo do programa, a intenção é contemplar 75 produtores em três anos. Quem tiver interesse em ter um tanque escavado em sua propriedade para investir na produção de peixes deve procurar a Semag, localizada à avenida Monte Castelo, 60, bairro Independência, para pedir sua inclusão.
Para isso, é importante levar fotocópias de documentos pessoais, como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, além da escritura da propriedade. Caso seja comodatário, arrendatário ou meeiro é preciso levar também a fotocópia do contrato de comodato. Caberá à equipe envolvida avaliar a possibilidade, conforme critérios técnicos, que serão analisados junto ao produtor e em visita à propriedade.
Assentamento Nova Safra terá 20 tanques
Dez famílias assentadas serão contempladas com a instalação de 20 tanques para a produção de tilápias. Os equipamentos já estão na prefeitura e serão instalados na Lagoa Bom Jesus, assim que a prefeitura obtiver a outorga das águas e o licenciamento ambiental para isso. A intenção é melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas, diversificando a produção.
Para isso, os moradores estão contando com o apoio da prefeitura de Cachoeiro, que levou três representantes em viagem técnica à lagoa Juara, Serra, no mês de julho, quando eles puderam aprender mais sobre a produção de peixes. Agora, eles vão atuar como multiplicadores junto à comunidade, partilhando os dados aprendidos durante o estudo com as famílias atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário