segunda-feira, 20 de agosto de 2012

EM LINHARES - Treinamento ensina a classificar e a degustar café



O quinto Curso de Classificação e Degustação de Café de 2012 será realizado em Linhares. O projeto é uma iniciativa do Centro do Comércio de Café de Vitória

O café assumiu o posto de bebida gourmet, por isso, cresce a necessidade de saber apreciar e classificar os grãos da bebida. Com o objetivo de promover ensinamentos essenciais para a produção e comercialização, o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) está oferecendo cursos de “Classificação e Degustação de Café” no Estado. De hoje até sexta-feira (24), será realizado o quinto treinamento do ano, na Fazenda Experimental do Incaper em Linhares, Norte do Estado. 

Os treinamentos são realizados em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e o Incaper. O curso é oferecido com custo zero para o produtor e os interessados devem procurar o Cetcaf, que seleciona os participantes. O curso desta semana terá 13 participantes e será ministrado por Rondinélio Sartório.

Segundo Luiz Polese, presidente do CCCV, o curso é importante para o produtor, pois ele aprenderá a avaliar o número de defeitos e impurezas nos grãos beneficiados e os sabores dos cafés, considerando os critérios estabelecidos pela Classificação Oficial Brasileira. Ele também aprenderá a reconhecer as diferentes bebidas do café: estritamente mole, mole, dura, rio, riada, rio zona e conilon. O curso dará também noções sobre recentes estudos com o conilon realizados no país e no exterior acerca da definição de um padrão de bebida para a espécie de café.

Curso de Classificação e Degustação de Café
Local: Fazenda Experimental do Incaper, Linhares
Dias: 20 a 24 de agosto
Horário: 8h às 17h
Informações: 3228-1826.

Mais informações para a imprensa:

Tríade Comunicação: (27) 3225-0099

Atendimento:
Thaís Brêda – (27) 9838-0926

Coordenação:
Ane Ramaldes – (27) 9973-4547
Denise Klein – (27) 9253-6191

Nenhum comentário:

Postar um comentário