terça-feira, 7 de agosto de 2012

Epamig comemora 38 anos desenvolvendo tecnologias para o campo



A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais(Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária eAbastecimento de Minas Gerais (Seapa), e instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café,completa 38 anos em 6 de agosto. Uma das fundadoras do Consórcio Pesquisa Café,a Epamig atua em diversos projetos do Programa de Pesquisa Café, coordenadopela Embrapa Café, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa/Funcafé).A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais(Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária eAbastecimento de Minas Gerais (Seapa), e instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café,completa 38 anos em 6 de agosto. Uma das fundadoras do Consórcio Pesquisa Café,a Epamig atua em diversos projetos do Programa de Pesquisa Café, coordenadopela Embrapa Café, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa/Funcafé).
Em comemoração ao seu aniversário, aEmpresa assinará convênio com a Fundação de Auxílio à Investigação e aoDesenvolvimento Científico e Tecnológico Sustentado (Fundecit) para a gestãoadministrativa, técnica e financeira compartilhada de programas, projetos depesquisa, e atividades de suporte e de difusão de tecnologia. De acordo com oconvênio, que vai vigorar até 31 de dezembro de 2015, Epamig e Fundecit, alémde suas atribuições específicas, deverão atuar de forma compartilhada na elaboraçãoe execução de estratégias para a inclusão tecnológica e desenvolver ações quebusquem avanços econômico-sociais, por meio da exploração sustentada doagronegócio.
A Epamig e sua estrutura - A Epamig atua para fortalecer a agropecuária em MinasGerais e, para isso, desenvolve projetos que valorizam as especificidadesregionais e que propõem inovações e alternativas às práticas agrícolastradicionais. A Empresa realiza pesquisas que buscam a melhoria da qualidadedos alimentos e o surgimento de novas tecnologias para aumentar a produtividadeno campo, gerar mais renda para o produtor rural e melhorar a qualidade devida.
Além de oferecer alternativas mais corretas e rentáveis para práticas como:cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura e produção de sementes,GRÃOS e hortaliças, a Epamig pesquisa áreas emergentes como floricultura,agroenergia, silvicultura e meio-ambiente. Outro compromisso é levar aosprodutores rurais, extensionistas e à comunidade científica essas tecnologias, atravésde publicações e eventos técnicos.
Destaque na cafeicultura - Como destaque do ProgramaCafeicultura da Epamig nos últimos 10 anos podem-se mencionar o lançamentode 11 cultivares de café, com disponibilização de sementes e mudas aosprodutores; a identificação e os estudos da biologia e do controle dobicho-mineiro, cigarras, ácaros e cochonilhas; o acompanhamento da evolução ealternativas de controle e manejo das principais doenças como ferrugem,cercosporiose, complexo phoma e antracnose; os estudos do manejo do mato namelhoria das características químicas e físicas do solo; a avalliação e arecomendação do uso de gesso e de silício na nutrição do cafeeiro; acaracterização da qualidade da bebida dos cafés de Minas nas diferentes regiõesdo Estado e a adaptação e o desenvolvimento de tecnologia para a cafeiculturafamiliar.
Diversas são as áreas de atuação da Epamig também como integrante do ConsórcioPesquisa Café. Por meio de pesquisadores da própria Empresa mineira ou emparceria com outras instituições consorciadas, a Epamig está presente em 60projetos de pesquisas e planos de ação do Consórcio.
O café em Minas Gerais - O estado responde por 52,8% da produção nacional de café.Segundo a última estimativada CONAB, a produção de Minas Gerais está estimada em 26,64 milhões desacas na safra de 2012. Um crescimento de 20% em relação à safra anterior. Emárea cultivada, o estado se destaca como o primeiro no ranking nacional, com1,2 milhões de hectares, representando 52% da área cultivada com café no país.
Atuação descentralizada - Para atender às demandas dos produtores mineiros e dediversas regiões do Brasil, a Epamig possui uma estrutura descentralizada. Alémda sede administrativa (em Belo Horizonte), a Empresa conta dois núcleos deensino (Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e InstitutoTécnico de Agropecuária e Cooperativismo, em Pitangui), e cinco unidadesregionais (Centro-Oeste, Sul de Minas, Norte de Minas, Zona da Mata e Triânguloe Alto Paranaíba) que coordenam seis núcleos tecnológicos (Florestas e Café; Uvae Vinho; Azeitona e Azeite; Batata e Morango; Floricultura); 28 fazendas e duasestações experimentais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário