terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escola Gomes Cardim promove evento sobre o folclore na Estação Porto, em Vitória


Em continuidade às atividades que visam valorizar o folclore brasileiro e capixaba, a Escola GomesCardim, de Vitória, realiza a sexta edição do projeto “Cultura Popular Capixaba – Do povo, pela Escola,para o povo”, nesta quarta-feira (22). Neste ano, o projeto tem como tema “Onde está o saci?”, umahomenagem a um dos ícones do folclore brasileiro. As atividades serão realizadas, das 9 às 21 horas,na Estação Porto.


O evento, que já foi realizado em diferentes locais de Vitóriacomo Parque Moscoso e Rua Sete, “chega à Estação Porto com algumas novidades com o objetivo de aproximar as atividades da sociedade”, afirma o diretor Wallace Bonicenha. Uma delas é o auxílio de recursos tecnológicos, comoapresentações dos trabalhos dos alunos em PowerPoint, por meio de projetores instalados por todo o espaço do armazém, evitando, assim, a confecção de cartazes, além da exibição de filmes e documentários produzidos pelos estudantes e lançamento de um livro da poeta, escritora e cordelista Kátia Bobbio.

Os preparativos para a apresentação desta quarta-feira (22) começaram no início de agosto. Toda a escola, que conta com aproximadamente 800 estudantes, participa ativamente das atividades. Ações como essa buscam propiciar que os jovens consigam reconhecer que vivem num universo cultural repleto de diversidade, como é o Estado do Espírito Santo.

Para o diretor Wallace Bonicenha a forma como os eventos são realizados, procurando aproximar a escola da comunidade, permite aos alunos apresentarem seus trabalhos à sociedade. “Além das apresentações de trabalho, também é importante mostrar a escola sendo um espaço constante de aprendizado”, explica o diretor.

Em relação ao nome do projeto, o diretor esclarece que, “do povo, da escola, para o povo, é um pouco disso, é como um ciclo, em que os alunos se apropriam de uma identidade folclórica, a levam para escola com o objetivo de estuda-la e, após todo esse processo, repassam conhecimento para a população. E é isso que acontecerá na Estação Porto”, pontua Wallace Bonicenha.

Confira a programação
09h: Coral da Escola Gomes Cardim
09h30: CMEI – Odila Simões – Apresentação de danças
10h: Banda de Música da Escola Municipal Ulisses Alves - Vila Velha
14h: Banda de Congo da Apae - Vitória
15h: EMEF São Vicente de Paula – Oficina de brinquedos
16 às 17h30: Oficina de Congo – Mestre Reginaldo / Faculdade do Congo /Fames
18h: Coral Infantil Italiano  de Cariacica
19h: Zabunba Peroa
20h: Grupo de Dança Italiana
     Dança Portuguesa
     Dança Alemã
     Banda de Congo Tambor de Jacaranema
21: horas Bateria da Escola de Samba Imperatriz do Forte


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ trsobrinho@sedu.es.gov.br Texto: Thiago Sobrinho Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário