terça-feira, 21 de agosto de 2012

Especialistas ajudam Indonésia a reviver produção de café


Há décadas, a Indonésia está entre os cinco maiores produtores de café do mundo. Entretanto, devido à qualidade inconsistente do café do país, especialistas de Bali, uma das ilhas da Indonésia, estão em uma missão para educar os cafeicultores locais da ilha para reviver seu antigo legado de produção de café de alta qualidade. "O café é a segunda maior commodity mundial do mundo depois do petróleo. Nosso café é definitivamente capaz de competir no mundo todo devido à sua riqueza de sabor e por ser cultivado em solo vulcânico do Anel de Fogo da Indonésia", disse um ex-consultor de uma companhia multinacional que se tornou produtor rural há 15 anos, Rai Bangsawan.
 
A Indonésia tem uma história de produção de café desde que as sementes de café arábica do Iêmen foram compradas por colonialistas holandeses em 1696. Em 1711, o café cultivado em Java começou a ser exportado à Europa pela Dutch East-Indies Company, mais conhecida como VOC. Desde então, a Indonésia tem estado entre os cinco maiores exportadores de café do mundo. "Entretanto, nesse ano, a Indonésia declinou para o número 4, à medida que o Vietnã, que de fato não tem nenhuma história de café, repentinamente surgiu como número 3, logo abaixo dos maiores produtores da América Latina".
 
Devido ao aumento das temperaturas como resultado da mudança climática, Bangsawan disse que, atualmente, o mundo tem obtido mais café do Sudeste da Ásia. "A Indonésia tem uma grande oportunidade para aproveitar essa demanda massiva. Entretanto, os produtores locais precisam ser ensinados sobre as formas certas de produzir café de qualidade premium, do solo até que o café finalmente chegue à xicara".
 
Após 15 anos no negócio de café, Bangsawan disse que atualmente está envolvido em educar os cafeicultores de Bali nos vilarejos de Tamblingan, Pupuan, Kintamani e Pengotan para melhorar suas habilidades na colheita e processamento do café. Como sobraram poucos cafeicultores em Tamblingan, ele destacou a urgência de reviver o cultivo de café "quase esquecido" nessa região.
 
"Estamos treinando nossos produtores nos vilarejos para produzir um café melhor, metade para ser vendido cru, o restante para ser vendido como café prêmio em pó", disse ele. Os produtores podem ter preços cerca de 300% maiores quando forem capazes de vender café processado ao invés de grãos crus.
 
Citando Tamblingan e Pupuan como entre os melhores locais para cultivo de café, uma vez que estão a 1.200-1.300 metros acima do nível do mar, ele disse que nos últimos dois anos, vem exportando café cultivado nessas regiões para Nova Zelândia, Austrália, Alemanha e até mesmo África do Sul. "Somos capazes de suprir somente 40% da demanda real. Queremos lutar contra grandes investimentos corporativos e mostrar que o café orgânico de alta qualidade pode ser obtido de forma saudável e a preços razoáveis", disse ele, adicionando que parte do treinamento dos produtores é ensiná-los sobre a importância de podar os cafezais, o momento perfeito do cultivo quando os grãos de café ficam vermelhos, bem como a fermentação e os procedimentos de torra".
 
Atualmente, a produção e a distribuição de café de Bali é dominada por três gerações de marcas antigas da Butterfly Globe, pertencente à PT Putra Bhineka Perkasa, companhia estabelecida em 1935. O café arábica plantado em Kintamani, Bangi, se tornou o primeiro produto da Indonésia a ter uma rotulagem de indicação geográfica que certifica o produto que tem certas qualidades, por causa de sua origem geográfica.
 
"Entretanto, os grãos de café são em sua maioria comercializados crus. Temos o objetivo de aumentar a conscientização dos produtores locais e fornecer a eles a capacidade de construir treinamento, de forma que eles realmente entendam o potencial de seu café se tornar um café de qualidade premium mundialmente quando processado corretamente. A melhor qualidade baterá a competição no mercado mundial de café", disse o fundador do I Made Suarnatha, da Wisnu Foundation, Kiadan Pelaga.
 
A reportagem é do http://www.thejakartapost.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário