terça-feira, 21 de agosto de 2012

Expocaccer abre mais um grupo do Projeto Educampo



Cooperativa prospecta dar início aos trabalhos do quinto grupo do Projeto até a finalização da safra

Por Polliana Dias
 ASCOM Expocaccer

No dia 23 de agosto a Expocaccer realizará Reunião de Sensibilização para formação de um novo grupo do Projeto Educampo para seus cooperados. O encontro acontecerá às 19:00 horas, no auditório da ACARPA, e a expectativa é que, em um curto espaço de tempo, um novo grupo de produtores seja formado, como conta o superintendente da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas. “Desde a implantação do Educampo na Expocaccer, conseguimos instituir uma postura mais profissional e melhorar os mecanismos de gestão para os cooperados que aderiram à metodologia. O sucesso deste Projeto é imenso, pois ele consegue fornecer ao produtor um diagnóstico muito preciso de como encontra-se sua propriedade, traçando planos e metas para o alcance de um resultado satisfatório. Logo, tendo em vista o perfil de cooperados da Expocaccer e quegerir o negócio de forma sustentável é um caminho certo para bons negócios, almejamos, em breve, ter um novo grupo do Projeto para estender este benefício a mais produtores, uma vez que o Educampo alia parte técnica à gestão e fornece suporte para que o produtor chegue ao seu objetivo: lucro, com total equilíbrio”.
“A criação do quinto grupo do Educampo em parceria com a Expocaccer demonstra o engajamento da cooperativa em focar na gestão e sustentabilidade dos negócios de seus cooperados e, ao fazer isso, cria condições para construção de estratégias de atuação ainda mais assertivas para a própria Expocaccer. Devido ao engajamento da cooperativa com o Projeto, desde sua implantação, acredito que em breve este novo grupo estará em plena atividade”, enfatiza Marcos Alves, analista técnico do Sebrae e responsável pelos projetos de café da Região do Cerrado Mineiro.

A dinâmica do Projeto Educampo
 Criado em 1997 pelo SEBRAE ao identificar as dificuldades enfrentadas pelo produtor no gerenciamento da sua propriedade rural, a iniciativa realizada em conjunto com entidades parceiras, tem por objetivo principal fornecer assistência gerencial, aliada à assistência técnica, a grupos de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma mesma agroindústria.

O Educampo atua em quebrar antigos paradigmas e instaurar uma nova realidade no campo, uma realidade mais competitiva através de uma gestão profissionalizada focada na obtenção do lucro. Lucro este que para ser alcançado precisa muito mais do que somente produzir e vender. Logo, o trabalho dos técnicos de campo é no sentido de analisar como a condução do negócio é feita e propor melhorias com vistas ao alcance de uma taxa de retorno de capital satisfatória.

Através da parceria do SEBRAE com a agroindústria, o Educampo promove atividades de aprimoramento como cursos, treinamentos, palestras, dias de campo, missões técnicas e suporte para certificação de propriedade rural.

Educampo Café na Expocaccer
 Na Expocaccer o primeiro grupo do Projeto Educampo iniciou suas atividades em 2005, atendendo então 17 propriedades rurais, implantando mais dois grupos no ano seguinte. Em outubro de 2011, a Expocaccer deu um importante passo na ampliação do Projeto Educampo Café com a abertura de um grupo na cidade de Patos de Minas. A iniciativa teve como propósito estender o sucesso obtido, em sete anos de aplicação da metodologia, aos cafeicultores da cidade vizinha e região. Hoje a cooperativa atende 63 propriedades rurais, dos quais os empresários rurais colecionam muitas conquistas. Entre elas destacam-se a criação do GRAE – Grupo Rainforest Alliance Expocaccer, e a apresentação de dois casos de sucesso na Feira do Empreendedor realizada pelo SEBRAE, sendo eles das fazendas dos produtores Ricardo Bartholo e Osvaldo Ninin.

O diferencial do Projeto Educampo está no planejamento, pois é ele quem vai trilhar o direcionamento do empresário rural à sua principal meta: lucratividade. Com a execução dos planejamentos realizados em conjunto entre empresários rurais e técnicos de campo é possível ter em mãos um diagnóstico da empresa e saber exatamente como e onde agir no momento da tomada de decisão, realidade esta sentida pelos cafeicultores da Expocaccer, os quais reconhecem que além de entender de campo, é preciso também entender de negócios e encarar a fazenda como uma empresa.

Maiores informações sobre a abertura do novo grupo podem ser obtidas com a coordenadora do Projeto Educampo na Expocaccer, Lilian Hortense, através dos telefones (34)3839-9300 e (34)9808-1464, ou através do e-mail: lilian@expocaccer.com.br
fonte- Revista Cafeicultura
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário