quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Expocaccer forma primeira turma do Curso de Barista



Participantes conheceram técnicas sobre utilização do café na composição de bebidas e sobre as funções exercidas pelo barista.
Por Polliana Dias
ASCOM Expocaccer
Realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, o primeiro Curso de Barista fornecido pela Expocaccer teve as 15 vagas oferecidas preenchidas rapidamente, fator que comprova o interesse pelo universo dos cafés de qualidade, seja para consumo, seja para o mercado de trabalho, este em crescimento constante para os baristas: profissionais na arte de extrair do grão a melhor bebida. O curso aconteceu no auditório da Expocaccer e reuniu uma turma diversificada, composta por colaboradores da cooperativa, da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado; empresários e profissionais do setor de cafeterias e alimentos, cafeicultores e profissionais de outros segmentos.
O curso abordou, de forma prática, aspectos que influenciam a qualidade do café; tipos de bebida; composição de sabores; elaboração de drinques e atendimento prestado pelo profissional em cafeterias e eventos. Ministrado pela premiada barista, Paula Dulgheroff, os participantes alinharam teoria e prática sobre o ofício de ser barista, bem como tiveram a oportunidade de adquirir informações para tornarem-se legítimos apreciadores de um café de qualidade. Apesar de ter sido um mini-curso, os conhecimentos foram repassados e apreendidos de forma bastante positiva, comentou Dulgheroff. “O curso propôs aos alunos conhecer melhor o trajeto do café da lavoura até a xícara, sendo o aproveitamento muito satisfatório, uma vez que houve uma grande troca de experiências por haver alunos de diferentes partes da cadeia produtiva. O que mais me impressionou foi o comentário dos alunos que disseram concluir o curso com uma nova opinião sobre café. Certamente poderão atuar como bons baristas os alunos que tiverem a oportunidade de praticar as técnicas ensinadas. Aqueles que não puderem praticar, sem dúvida serão clientes mais exigentes e transmissores da cultura do café de qualidade”.
Igor Queiroz, proprietário da Cafeteria Dona Empada Gourmet, participou do treinamento para aprimorar seus conhecimentos sobre café e promover melhorias no seu estabelecimento, e, de acordo com sua avaliação, o curso foi extremamente proveitoso, pois “foi a oportunidade de conhecer pessoas de toda a cadeia do café, desde o produtor até profissionais que lidam diretamente com o consumidor final. Com o conhecimento adquirido será possível ofertar mais qualidade aos consumidores, tanto no produto quanto no atendimento. Além de ser um apaixonado por café, um dos motivos que me levaram a participar do curso foi obter uma especialização na área, aprimorando os conhecimentos que já possuo e aplicando-os no meu empreendimento, exercendo assim a profissão de barista”.
De acordo com o coordenador do curso e responsável pela distribuição do café Dulcerrado, Maycon Magalhães, este primeiro evento superou as expectativas da Expocaccer e o sucesso experimentado já impulsiona a cooperativa a realizar mais edições do Curso de Barista. “Houve uma grande procura por vagas e não foi possível atender toda à demanda de uma só vez para não comprometer o bom andamento e o aproveitamento do curso, mas em breve realizaremos novas edições para formar profissionais altamente qualificados que, tanto saibam produzir ótimas bebidas à base de café, bem como saibam apreciar e difundir a qualidade dos cafés da Região do Cerrado Mineiro”. Magalhães adianta que em novembro haverá um segundo módulo para os participantes desta primeira edição, cujo foco será a produção de drinques; ponto de torra e moagem e atendimento prestado pelo barista. O superintendente da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas, também comemora os resultados obtidos com esta primeira edição. “Além de oferecer suporte e informação para as empresas consumidoras do nosso café industrializado, Dulcerrado, foi possível com o curso fomentar a grandeza da nossa Região, mostrar os trabalhos da Expocaccer e a nossa preocupação com a manutenção da qualidade em todos os processos da cadeia do café”, ressalta.
“O curso foi ótimo e atendeu às minhas expectativas. No treinamento tive a possibilidade de agregar mais conhecimento sobre o café, que é um produto do qual eu gosto muito. Espero que o curso tenha sim uma segunda parte, pois desejo aprimorar mais meus conhecimentos sobre a arte de tirar café e poder, em alguma oportunidade, colocar em prática o que aprendi no curso oferecido pela Expocaccer”, conta Fernanda Queiroz, agente financeiro de uma corretora de café em Patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário