quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Exportações de café de Uganda recuam 18% em julho de 2012


fonte - rede social do café
Laura Ruschel
 
As exportações de café da Uganda recuaram 18% em julho ante ao mesmo mês do ano anterior, enquanto exportadores acumulam estoques dos grãos devido aos baixos para o produtor, causados pelo arrefecimento das cotações internacionais, de acordo com a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, sigla em inglês).
 
Segundo aponta a entidade em relatório divulgado na quarta-feira, os embarques em julho totalizaram 307.921 sacas de 60 quilos, comparado as 376.173 sacas exportadas em julho de 2011. Os embarques no mês, por outro lado, ultrapassaram as estimativas anteriores, que apontavam a exportação de 280.000 sacas para julho, com o melhor rendimento das lavouras.
 
"Condições favoráveis para a colheita no Brasil continuam pressionando os preços internacionais do café", apontou a UCDA. A Uganda é o maior exportador de café da África, embarcando praticamente toda a sua produção em forma de grão, principalmente para países da União Européia, Ásia e Estados Unidos.
 
Os preços para produtores ugandenses são propensos a volatilidade do mercado internacional, afetando o rendimento dos cafeicultores locais. O café é o principal produto de exportação do país. Segundo oficiais do mercado, os preços para produtores no país já recuaram 12% desde maio deste ano.
 
Dados da UCDA indicam que os embarques cumulativos de café do país nos últimos dez meses da safra 2011/12, de outubro a julho deste ano, atingiram 2,32 milhões de sacas, ante as exportações de 2,49 milhões de sacas no mesmo período do ciclo anterior.
 
Os contínuos trabalhos de colheita nas regiões oeste e sul do país, que respondem por cerca de 45% da produção nacional de café, foram interrompidas por um volume chuvas acima do normal durante maio e junho, atrasando a temporada de comercialização da safra.
 
A variedade robusta responde por 85% da produção total de café do país. A Uganda estima a produção desta safra em 3,2 milhões de sacas, ante as 3,15 milhões de sacas produzidas no ciclo passado. As informações partem de agências internacionais.
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário