terça-feira, 21 de agosto de 2012

Financiamento colaborativo para transformar agricultura no Brasil


Posted on  by 

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida abre projeto no Catarse para realizar uma grande ação de educação na sociedade e ampliação da agroecologia
Por Bruna Bernacchio
Vocês sabem o que vocês comem? Vocês sabem o que tem no que vocês comem? É o que pergunta o vídeo da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que, através do site de financiamento colaborativo (“crowdfunding”) Catarse, está levantando recursos (R$ 18 mil), junto à sociedade que contribua, para multiplicar seu trabalho.
Com este valor modesto, será possível realizar um conjunto de ações: seminários para formar multiplicadores da causa; sessões de cine-debates;  palestras e cursos em comunidades, escolas e ONGs; formulação de propostas de lei e ações juntos ao poder público; apoio a criação e manutenção de hortas orgânicas comunitárias, da Campanha; produção de um vídeo curta-metragem; criação, impressão e distribuição gratuita de cartilhas, cartazes e panfletos; manutenção de um canal de comunicação constante com a sociedade.
Criada em abril de 2011 e composta por movimentos e organizações sociais, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população brasileira para a questão dos agrotóxicos, através da divulgação de estudos que comprovam os malefícios que esses venenos acarretam para a saúde da população e do meio ambiente; pressionar o governo a tomar medidas para frear seu uso no Brasil; e lutar para a consolidação de um novo modelo de agricultura, a agroecologia, que se apresenta como uma opção saudável, que valoriza a diversidade e já prova ter uma produtividade igual ou melhor que a convencional.
Em post publicado aqui no blog mês passado, o leitor pode conhecer alguns pontos levantados em dossiê científico, produzido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e baseado em dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Chamamos atenção para uma petição da Campanha, que exige a proibição nacional de 14 substâncias já banidas em dezenas de outros países pelo mundo.
É possível colaborar com quantias a partir de apenas R$ 15. Como em toda iniciativa inscrita no Catarse, as pessoas que contribuírem financeiramente recebem em troca recompensas, que variam conforme o valor doado. Restam 29 dias para o projeto atingir sua meta – que precisa ser totalmente alcançada para que ele seja financiado. Vamos lá!
Leia mais:
  1. Para conhecer outra agricultura
  2. Um passo rumo ao jornalismo colaborativo
  3. Para tirar os primeiros venenos do seu prato

Nenhum comentário:

Postar um comentário