quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fórum e Feira do Turismo Rural começam nesta quinta (23) em Guarapari



Assessoria de Comunicação Incaper
Os produtos agrícolas são utilizados para o desenvolvimento e incremento do agroturismo e da agroindústria
É só falar em Guarapari que logo se pensa em suas belas praias, nas areias monazíticas e em turismo. Mas o que muita gente ainda não sabe é o grande potencial agrícola que a “cidade saúde” possui. Para unir essas duas atividades econômicas, o turismo e a agricultura, será realizado, entre os dias 23 e 26 de agosto, o 6º Fórum e a 2ª Feira do Turismo Rural de Guarapari. O tema do evento será “Valorizando os produtos da terra” e o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estará, mais uma vez, participando e contribuindo com a realização dessa iniciativa.

O evento contará com dois momentos. Na quinta-feira (23), o Fórum oferecerá palestras aos produtores que a partir de sexta-feira (24) irão expor seus produtos em cerca de 20 estandes na área externa do Radium Hotel. Haverá exposição de artesanato, orquídeas, produtos rurais, apresentações culturais e mini fazenda. Os estandes são divididos entre as comunidades e cada um deles contará com diversos produtos, que também poderão ser adquiridos pelos visitantes.

O Incaper também terá um estande onde estarão disponibilizados diversos materiais que demonstram o trabalho do Instituto, além de contar com a presença de técnicos para atender aos produtores e aos visitantes.

De acordo com José Clézer de Oliveira, chefe do escritório local do Instituto, a feira surgiu como uma iniciativa dos participantes do fórum, que já está em sua 6ª edição, e tem grande importância para o agricultor do município: “A exposição aproxima o meio urbano do rural. A feira funciona como uma vitrine que impulsiona o desenvolvimento do agroturismo. Quando o visitante conhece os produtos produzidos no campo, sente-se estimulado a explorar ainda mais e proporciona ao produtor a oportunidade de realizar novos negócios”.

A agricultura e o agroturismo são atividades que se complementam. Os produtos derivados da agrícola são utilizados para o desenvolvimento e incremento do agroturismo e da agroindústria, que está muito presente no município. Essas duas atividades geram muitos empregos e renda e o objetivo do evento é justamente incentivá-las, aproveitando a geografia do município, que tem a zona rural muito próxima da sede, possibilitando o turismo rural. Mais do que isso, a feira promove o contato e uma mostra dos produtos agrícolas do município, que é destaque no Estado na produção de banana e na heivicultura.

O 6º Fórum e a 2ª Feira do Turismo Rural de Guarapari é uma realização da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo e da Associação do Agroturismo de Guarapari, com parceria do Incaper.

Programação

Fórum

23/08 – Quinta-feira
08h30min – Credenciamento
09h30min – Palestra “A paisagem litorânea e o desenvolvimento local”
11h – Palestra “Diretrizes ambientais para o setor agropecuário”

Feira
24/08 – Sexta-feira
16h – Abertura dos estandes
18h – Abertura oficial
20h – Apresentação cultural – Caravana Brasil
22h – Encerramento

25/08 – Sábado
16h – Abertura dos estandes
17h – Apresentação cultural – Orquestra Municipal Regional Alto Benevente
19h – Apresentação cultural – Condo de São Benedito
20h – Moda de viola – Zezinho e Biro
22h – Encerramento

26/08 – Domingo
14h – Abertura dos estandes
15 – Apresentação cultural – Pipoqueira – Piúma
17h – Apresentação cultural – Corporação Musical Douglas Ramos Dias
20h – Encerramento da feira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário