sábado, 11 de agosto de 2012

HÁ 43 ANOS, NUM 11 DE AGOSTO, A DIREÇÃO DA CASA DO ESTUDANTE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM PRESTOU DEPOIMENTO NA POLÍCIA FEDERAL EM VITÓRIA.

Hoje está completando 43 anos que um grupo de pessoas ligadas a Casa do Estudante de Cachoeiro de Itapemirim veio a sede da Polícia Federal em Vitória, para prestar esclarecimentos.
Viemos eu, José Carlos Carvalho, José Alerte Francischetto, Saint Clair Lopes,
Glauco Alexandre de Oliveira e Roberto Valadão.
No último depoimento o delegado perguntou ao Glauco se ele conhecia um documento, que estava não do delegado. Glauco levantou da cadeira para ver melhor o documento. Neste momento o delegado deu-lhe uma bronca e olhanod para o documento, disse que havia um equívoco, aquele documento era de anos passados. Disse que havia sido um engano. Na verdade este documento era do arquivo da Casa do Estudante e que havia sido roubado.
Ali ficava claro que a Casa do Estudante, os seus dirigentes estavam sendo vigiados, com o conhecimento de gente de Cachoeiro.
No meu depoimento me perguntaram se eu tinha algum parente subversivo. Falei que não, escondendo o nome do primo em segundo grau, Renato Viana Soares, que foi lider estudantil, depois viveu exilado na Europa.
Assim a escala da repressão seguiu, até uma batida da PF no ano seguinte.

É preciso registra neste episódio a ação de dois homens:

PEDRO BORGES DE RESENDE, que era juiz de Direito. Fui com Valadão conversar sobre o convite da PF e que Jose Carlos e José Alerte eram menores de idade. PEDRO BORGES DE RESENDE mandou um Oficial de Justiça nos acompanhar.
lembro que ele falou "VALADÃO ESTÃO ACONTECENDO COISAS ESTRANHAS E POR ISTO QUERO PRESERVAR OS MENORES".
Nós sabíamos que a repressão era crescente.
A ação de PEDRO BORGES DE REZENDE eu nunca vou esquecer e contá-la sempre quando se fala na dignidade de um homem público.

NELO VOLLA BORELLI  - prefeito de Cachoeiro que nos cedeu um Kombi para que viéssemos a Vitória. Um homem de coragem para uma época que muita gente denunciava às autoridades da Ditadura as pessoas que pensavam diferente.

Este 11 de agosto, dia do Estudante nunca mais vou esquecer.
Gostaria que meus amigos da vinda a Vitória
 escrevessem sobre esta época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário