terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hospital Infantil de Vitória completa 80 anos



t
maior e mais tradicional hospital destinado ao atendimento de crianças no Espírito Santo irácomemorar 80 anos nesta quarta-feira (15). Para celebrar, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhorada Glória (Hinsgpreparou uma programação especial ao longo da semanaque inclui oficinas deartesanato e belezapalestras motivacionaisexibição de filmes e culto ecumênico.

O objetivo é reunir funcionários, pacientes, familiares e convidados para lembrar a data de fundaçãoda unidade, que remonta à década de 1930. O ponto alto da programação será um culto ecumênicoque ocorrerá no dia do aniversário, na quarta-feira (15), às 9 horas, no anfiteatro do hospital. Antes doculto, um flautista percorrerá o hospital convidando a todos para o evento.

Ao longo destes 80 anos, o Hinsg passou por mudanças do perfil de atendimento para melhor acolher os pacientes. No começo do século passado deixou de ser um ambulatório para se tornar referência em serviços de alta complexidade para capixabas e moradores de estados vizinhos.

Atualmente é polo de atração de pessoas que procuram atendimento de urgência e emergência para seus filhos em traumas ortopédicos, hemoglobinopatias, escoliose grave, neurocirurgia, oncologia, tratamento de queimados, osteogênese imperfecta, infectologia de DST/Aids, asma grave, fibrose cística e doenças metabólicas. O Hospital conta ainda com um Centro de Referência em Imunobiológicos especiais.

Por ano, a média de atendimentos gerais gira em torno de 110 mil, sendo 62 mil realizados no pronto-socorro e 28.800 nos ambulatórios. A média de internação é de 4.800 por ano. Além disso, anualmente, são realizadas 6.700 consultas oncológicas e 6.000 procedimentos cirúrgicos. Ao todo, o hospital conta com 1.100 profissionais e 132 leitos.

Histórico

A história do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória teve seu início na década de 1930, com a chegada ao Espírito Santo do médico Moacyr Ubirajara e de sua esposa, a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara. Ambos trabalhavam, inicialmente, no ambulatório de pediatria do Departamento de Saúde Pública de Vitória.

Diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, houve a concessão de um espaço no antigo Colégio de Carmo, situado no Centro de Vitória, para funcionamento de um serviço de internação pediátrica, com 20 leitos.

Nesse tempo, foi fundada a “Liga Espírito-Santense de Assistência e Proteção à Infância”, que era responsável pelo custeio do pequeno hospital. Mas, com a crescente demanda por internações, foi necessária a ampliação da oferta de leitos.

Assim, com a participação de sua esposa e de integrantes da sociedade capixaba, obteve-se o apoio do interventor do Espírito Santo, João Punaro Bley, para a construção no Morro do Itapenambi, uma colina situada no Bairro de Praia Comprida (hoje Santa Lúcia), do primeiro hospital infantil do Espírito Santo e que foi aberto ao público em 15 de agosto de 1935. O nome Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória é uma homenagem à Virgem Maria.

A partir de 1964, o Hospital passou a desenvolver atividades de ensino, por meio de um convênio com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, atualmente Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O seu fundador, Moacyr Ubirajara, foi, durante 20 anos, o único diretor e médico da instituição.
Novo hospital
Em abril deste ano, o Governo do ES recebeu da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) o projeto executivo do novo Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória. A nova unidade terá 180 leitos, sendo 70 intensivos, e será uma das mais completas, modernas e humanizadas do país. O custo estimado da obra é de R$ 116.599.974,62.

O novo Hospital Infantil será erguido em uma área de 15.545,57 m2 próximo ao atual hospital. A edificação terá três blocos, nove pavimentos e 28.348,52 m2 de área construída. Para que a obra seja feita, foram desapropriadas duas áreas, uma no antigo Hospital Pediátrico de Vitória e outra na Reta da Penha. Atualmente, o projeto encontra-se em análise no Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). Posteriormente, será lançado o edital para a licitação da obra.

Programação do Aniversário do Hinsg*

Segunda-feira (13)
14 às 18 horas – Oficina de artesanato e beleza

Terça-feira (14)
9 às 18 horas - Oficina de artesanato e beleza

Quarta-feira (15)
8h15 – Apresentação de flauta nas dependências do hospital
9 horas – Culto ecumênico

Quinta-feira (16)
9 horas – Palestra motivacional
15 horas – Exibição de filme para crianças com pipoca e cachorro-quente

Sexta-feira (17)
9 horas – Palestra motivacional
15 horas – Exibição de filme para crianças com pipoca e cachorro-quente

*As oficinas, culto, filmes e palestras ocorrerão no anfiteatro do hospital.


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação/Sesa Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn Texto: Alessandra Fornazier alessandrafornazier@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário