terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ideb: Escola de Alto Pongal/ANCHIETA é a 9ª melhor do Estado


De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, o município de Anchieta superou mais uma vez as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto para os anos iniciais, quanto para os finais do ensino fundamental. A Escola Municipal de Alto Pongal, no interior do município, atingiu a nota 5.3 no 9º ano do Ensino Fundamental, ficando no ranking das nove melhores escolas do Estado, segundo Ideb 2011.
De maneira geral, o município vem crescendo suas notas a cada ano. A meta estabelecida pelo MEC para este ano no 5º ano do ensino fundamental era de 5.1, Anchieta alcançou 5.2. Já no 9º ano, o município cresceu 17% em relação a média do MEC que é de 3.6.
O diretor da unidade, Gelson Calenzani, atribui essa conquista nas ações que vêm sendo realizadas dando total atenção ao aluno. “Atribuo esse nosso crescimento à administração municipal, que tem focado no aluno”, disse.
A titular da pasta, Márcia Moura, lembra que a conquista na educação depende do envolvimento de todos, do aluno, da família, da escola e da comunidade. “Para que o município continue avançado nestas projeções, além dos grandes investimentos na educação, é necessário o envolvimento de todos, incluindo os profissionais da Secretaria de Educação, professores e demais funcionários da escola, pais e comunidade em geral, pois, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula”, disse.
“É bom lembrar que a superação dos índices projetados pelo MEC é resultado de um esforço conjunto de todos os profissionais que acreditam e lutam pela educação através das ações pedagógicas desenvolvidas. Dessa forma, temos que ter o entendimento, acima de tudo, de que não importa só a média nas avaliações, mas que este resultado reflita numa boa educação para todos”, comenta do prefeito Edival Petri.                                          
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base na média de desempenho nas avaliações externas, fluxo escolar e nas taxas de aprovação.

ENSINO FUNDAMENTAL
MÉDIA DO MUNICÍPIO DE ANCHIETA
PERCENTUAL DE CRESCIMENTO
META PROJETADA PELO MEC
5º Ano
5.2
4%
5.1
9º Ano
4.2
17%
3.6
 
 FOTO: ALUNOS DE PONGAL PARTICIPAM DE ATIVIDADES COMO FANFARRA, DANÇAS E OUTRAS AÇÕES.
Texto: Dirceu Cetto
Gerencia de Comunicação Social
Prefeitura de Anchieta
Tel.: (28) 3536-1785 / (28) 9969-7693
RA 8702.JPGRA 8702.JPG
301K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário