terça-feira, 7 de agosto de 2012

Importador australiano escreve sobre visita a fazendas em Poços de Caldas


André Sanches Neto comentou em: 07/08/2012 10:59

Importador australiano escreve sobre visita a fazendas em Poços de Caldas


 
Volcano Coffee Express é um periódico que tem como objetivo divulgar ao mercado internacional do setor cafeeiro notícias sobre cafés especiais brasileiros, particularmente a respeito da região de Poços de Caldas – Sul de Minas.
 
Abaixo encontra-se o texto traduzido para o português, a fim de compartilhar estas notícias com possíveis interessados da comunidade cafeeira nacional.
 
Boa leitura...
 
Visita a fazendas da micro-região de Poços de Caldas – MG- Brasil

Texto de Thiago Borba, da importadora de cafés especiais 3Brothers Australia
Quantas pessoas que trabalham com café, tem o prazer de conhecer uma fazenda de cafés especiais? A partir dessa pergunta chego à conclusão de que sou uma pessoa iluminada, pois em meu trabalho desfruto de momentos como esse, vivenciando a lida da fazenda e conhecendo as pessoas envolvidas em todo o processo de cultivo dessa maravilha.
Na ultima semana estive em Poços de Caldas (estado de Minas Gerais) e conheci um grande produtor de cafés desta região, que se destaca pela beleza, harmonia entre pessoas e ambiente e localização (dentro de uma cratera de vulcão). Um lugar repleto de paz, cheiros, cores e vida, muita vida!
Nessa visita caminhei em meio a plantações de cafés Arábica situadas a mais de 1.200 metros de altitude, cercadas por uma vegetação virgem de Mata Atlântica, rodeadas por pássaros exóticos como Tucanos, Canários da Terra, Azulões, dentre muitos outros, o que deixa claro a preocupação do produtor com a preservação da fauna local. Pude comer os frutos maduros do café, as tão faladas “cerejas”, direto do pé e beber da água fresca que sai de bicas em pedras no meio do cafezal.
Nas fazendas de posse da família do sr. André Sanches presenciei e notei o comprometimento deste produtor com a comunidade local, que faz questão de valorizar cada um de seus funcionários, fornecendo espaço para a já implantada Escola Municipal Raphael Sanches, com quadra poliesportiva coberta e ensino fundamental completo, posto de saúde, com sala equipada para dentista e campo de futebol que proporciona uma integralização entre funcionários, com jogos e campeonatos entre fazendas da região.
A colheita é feita toda de forma manual, a secagem, em terreiro e o pré - beneficiamento dos grãos acontece nas fazendas, onde são retiradas as impurezas e os grãos com defeitos antes de seguir para a Cooperativa de Poços de Caldas que faz o processo final de beneficiamento e seleção deixando disponíveis para os clientes os cafés separados por tamanho e qualidade.
A família Sanches me deu mais do que a parte comercial que vai do cultivo ao beneficiamento. Ela me proporcionou momentos como o desfrute, de um delicioso café fresco, colhido, torrado e moído de forma artesanal, em uma paisagem maravilhosa de cafezal rodeado de Mata Atlântica com um pôr do sol indescritível atrás das montanhas que cercam a propriedade e ao som de historias de amor, suor e dedicação, narradas pelo patriarca da família, o senhor André Sanches, que passou a maior parte de sua vida se dedicando a essa paixão.
Posso garantir que combinações como essas são únicas e dificilmente encontradas em todo o mundo. Em nome da 3Brothers Australia, agradeço a toda família Sanches pela hospitalidade, carinho e atenção desprendidos durante os dois dias que estivemos juntos conhecendo as fazendas e todo o pessoal, agradeço ainda, as aulas sobre beneficiamento e cultivo de grão mostrando, com paciência, todo o processo envolvido da colheita ao envio para Cooperativa de Poços de Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário