segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Incaper incentiva a melhoria da qualidade dos cafés em São Roque do Canaã



Assessoria de Comunicação Incaper

Mais de 150 produtores participaram do 4º Encontro de Produtores de Café, realizado no Centro Comunitário da comunidade de Alto Santa Júlia, em São Roque do Canaã, na última sexta-feira (17),. O evento reuniu os produtores de café da região com o objetivo de orientá-los sobre técnicas para melhorar a qualidade do produto.

No evento, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, juntamente com a Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã e a Associação dos Produtores Rurais de Alto Santa Júlia, foram realizadas palestras com os temas: “manejo da água e readequação de estradas rurais”, “qualidade do café” e “programa reflorestar”.

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, falou sobre qualidade do café e apresentou fotos de cafés para ilustrar possíveis problemas para os produtores. “A qualidade do café está relacionada à colheita do café maduro, a não deixar o café fermentar, a usar terrenos limpos e adequados, entre outros métodos que dependem apenas do hábito do produtor”, afirmou.

Já o engenheiro florestal do Iema e gerente do Programa Reflorestar, Marcos Franklin Sossai, apresentou os dados da participação dos produtores de São Roque do Canaã no programa. “A ideia é mostrar que o uso consciente da terra pode ser muito mais rentável, uma vez que o solo se torna mais rico em nutrientes”, indicou Sossai.

“O encontro e o concurso são muito bons, pois aqui trocamos experiências e trabalhamos cada vez mais para termos um café de boa qualidade”, disse a produtora de Alto Santa Júlia, distrito de Santa Luzia, em São Roque do Canaã.

Durante o evento também foram entregues os certificados do curso de “Inclusão Digital”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Incaper, para 20 pessoas da comunidade. O curso teve como objetivo oferecer às pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que eles saibam utilizar o computador, acessar a Internet e buscar informações para obter melhores resultados na gestão de seus negócios.

Além disso, foram entregues os prêmios para os vencedores dos concursos Qualidade de Café Conilon e Arábica do município. Os prêmios foram 20 horas de retroescavadeira para a construção de caixas secas em suas propriedades para os primeiros lugares e o livro “Café Conilon”, editado pelo Incaper. Já os segundos lugares ganharam 10 horas de retroescavadeira para a construção de caixas secas em suas propriedades.

Vencedores
1º Concurso de Qualidade do Conilon Despolpado
1º lugar – Valdo Raasch
2° lugar – Generoso Vulpi

1º Concurso de Qualidade do Conilon Natural
1º lugar – Jucimar Ramos
2° lugar – Elias Casimiro Moreira

4° Concurso de Qualidade de Café Arábica
1° lugar - Jerônimo Milli
2° lugar – Verandina Margo Zucolato

A cafeicultura no ES

O Espírito Santo possui uma área aproximada de 500 mil hectares de lavoura de café, que foi responsável pela produção de mais de 11.500 milhões de sacas, oriundas de 60 mil propriedades localizadas no Estado. Essa produção coloca o Espírito Santo como o segundo maior produtor do Brasil, com 25% da produção nacional. Quando se trata apenas do conilon, o Estado ocupa o primeiro lugar, com 72 % da produção do Brasil. Se fosse um país, o Estado seria o terceiro maior produtor mundial, perderia apenas para o próprio Brasil e Vietnã.

Dentro da produção de café estadual, aproximadamente 73% é de conilon e 27% de arábica. O café conilon é plantado em 64 municípios, em regiões quentes, com altitudes inferiores a 500 metros. Os maiores produtores são Vila Valério, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Nova Venécia, Pinheiros e São Gabriel da Palha, cuja produção de cada município é superior a 400 mil sacas por ano.

Já o arábica é produzido em 43 municípios capixabas – em regiões com altitude superior a 500 metros -, envolvendo 20 mil propriedades. Cerca de 70% da produção advém das regiões do Caparaó e Serrana, sendo que os principais municípios produtores são Brejetuba, Iúna, Vargem Alta, Muniz Freire, Irupi e Ibatiba. A produtividade média no Estado é de 17,85 sacas beneficiadas/ha, mas muitos produtores alcançam produtividades superiores a 40 sacas/ha, atingindo até 80 sacas/ha.

Programa Reflorestar

Conduzido pelo Governo do Espírito Santo para a integração de iniciativas que visam à conservação e recuperação dos recursos naturais, o Programa Reflorestar foi lançado em 2011 e tem orçamento na ordem de R$ 160 milhões.

O objetivo é recuperar e preservar as áreas remanescentes de Mata Atlântica, visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidades de renda para os produtores rurais. A meta do programa é ampliar a cobertura florestal em até 30 mil hectares até 2014.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário