quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Incaper organiza concurso leiteiro e de qualidade da banana na XV Expo Iconha



Incaper
A banana é o 2º produto agrícola mais rentável em Iconha
Começa nesta quinta-feira (23) e vai até domingo (26) a XV Exposição Agropecuária de Iconha, no Parque de Exposição do município, com entrada franca. Durante a atividade, serão realizados o concurso leiteiro e o concurso de qualidade da banana, que contam com a organização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O concurso leiteiro terá três categorias para premiação, que são de 25 kg, 30 kg e livre, cuja expectativa é de produção de mais de 40 kg de leite. Cerca de 22 pecuaristas de Iconha e municípios vizinhos irão participar da atividade. Para o chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR), Fábio Dalbom, a pecuária leiteira tem crescido em Iconha. “Nos últimos três anos, houve melhoramento genético dos animais e ampliação da qualidade das pastagens, fatores que contribuíram para o desenvolvimento da pecuária em âmbito local”, explicou Fábio.

O outro concurso é o de qualidade e peso da banana. Na tarde desta sexta-feira (24), mais de 100 cachos da fruta devem chegar ao local. Haverá quatro categorias para premiação, que são a banana prata comum, pratinha, pacovan e nanica. A premiação será por maior peso e qualidade. “A banana é a segunda atividade agrícola mais rentável de Iconha. O objetivo do concurso é valorizar o trabalho que tem sido feito pelos produtores para ampliar a qualidade e produtividade da fruta”, afirmou Fábio Dalbom.

Atualmente, 700 propriedades do município possuem pés de banana. A comercialização do produto tem sido feita para o próprio Estado, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e para o Rio de Janeiro.

A XV Expo Iconha é um evento organizado pela Prefeitura Municipal de Iconha, com apoio do Incaper e do Instituto Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário