sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Investimento em irrigação aumenta a rentabilidade da lavoura no Noroeste do Espírito Santo


Das tecnologias usadas na produção de alimentos, a mais conhecida é a de irrigação. No Noroeste do Espírito Santo, o investimento feito pelos produtores em sistemas de irrigação por aspersão, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é um dos fatores que tem contribuído para o aumento da produção, em especial do café conilon, na região de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do banco, Everaldo Colodetti, o aumento da rentabilidade do café conilon, variedade que necessita de mais irrigação em relação ao café arábica, aliado ao acesso ao conhecimento de novas tecnologias, fez com que os produtores investissem mais em técnicas de produção. “Os produtores rurais podem contar com o Bandes para ter crédito para investir em suas lavouras. O banco tem uma equipe de profissionais capacitados pra auxiliar o produtor com o projeto, os parceiros-consultores. Eles auxiliam os produtores com informações sobre financiamento e com a documentação. Qualquer produtor rural pode contar com nossos financiamentos e, para ser atendido, não precisa sair de sua propriedade, o consultor vai até ele.”, destaca.
 
Na Região Noroeste, os agricultores investiram na troca do sistema de irrigação para a lavoura de café conilon. Para o agrônomo e gerente de Relacionamento do segmento Rural do Bandes, César Roriz, um adequado sistema de irrigação é capaz de propiciar ao produtor a possibilidade de fazer uso da água com a máxima eficiência, aumentando a produtividade das culturas, reduzindo os custos de produção e, consequentemente, maximizando o retorno dos investimentos. “O Bandes fez um trabalho junto aos produtores no Noroeste do Estado pela adoção do sistema de irrigação localizado, onde antes existia o sistema de aspersão, em que a água cai no terreno de forma semelhante à chuva. Essa renovação possibilitou redução do consumo dos recursos d’água nas propriedades, além de ganho em qualidade de vida, pois muitos produtores, na época da irrigação, trocavam o dia pela noite para poder economizar energia elétrica, pois a tarifa elétrica é menor no período noturno”, afirma o gerente.
 
Das dez microrregiões do Espírito Santo, o Noroeste passou da terceira colocação em 2004, para se tornar, em 2011, a microrregião que mais recebe recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nos seis primeiros meses de 2012, foram cerca de R$ 27 milhões de recursos aprovados para agricultores de base familiar da região. O valor é equivalente 65% do total aprovado em 2011, quando foram contratados R$ 42,5 milhões.
 
Ainda segundo Everaldo, a adoção de novas tecnologias pelos produtores tende a resultar em melhora na qualidade e ganho da produtividade. “O sistema de aplicação de água adequado é importante para o sucesso do empreendimento com agricultura irrigada”, destaca. 
 
Orientação para aumentar a produtividade
 
Um dos produtores que investiu na irrigação como forma de dar mais rentabilidade à lavoura foi o agricultor Paulo Campana, de Nova Venécia. Para Paulo, o investimento na irrigação foi fruto de troca de conhecimento e orientação dos consultores do Bandes. “Há uns dois anos e meio, fiz a minha primeira lavoura com a irrigação localizada. Conversei muito com os produtores da minha região, fui a um vizinho meu para conhecer e vi que é uma forma de irrigação que gasta pouca água e consume menos energia”, afirma.
 
O investimento está rendendo bons frutos. “Em pequenas propriedades como a minha, o melhor é o cultivo de café. Este ano consegui colher 1,4 mil sacas de café pilado. Eu esperava bem menos, em torno de mil sacas. A produção me surpreendeu”, destaca.


Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do Bandes Bárbara Deps Bonato Tel.: 3331-4352/ 9945-5907 barbarabonato@bandes.com.br Leonardo Fernandes Iannone Tel.: 3331-4322/ 8180-4444 leonardo.iannone@bandes.com.br Texto: Wilson Igreja www.facebook.com/bandesonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário