sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jovens rurais já estão na Alemanha



grupo de nove estudantes moradores de comunidades rurais do interior capixaba  está naAlemanha para iniciar o intercâmbio técnico e socioprofissional nas áreas agrícola e zootécnica e dacultura europeiaElizete Hammer, Érikson EstreyValdeir BrumNorilza Seefeld Behrend, Rodrigo Schultz, Rodrigo Bull, Claudivana HaeseMaico Partelli e Vanderlei Strelow embarcaram nessa quinta-feira (09) do Aeroporto de Vitória chegaram em Frankfurt e aguardam conexão para o destino finalna cidade da Hannover.
Os jovens, descendentes de alemães e pomeranos e residentes nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Vargem Alta, Vila Pavão, Itarana e Afonso Cláudio, vão permanecer um ano em solo alemão. Ointercâmbio faz parte do projeto “Valorização da Juventude Rural”, realizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com parceria firmada entre a Associação Deula Ijuí – Instituto Alemão de Tecnologia Agrícola, o Consulado daAlemanha no Espírito Santo, a Fundação Germânica Capixaba Anna Duis e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).
 
“Esse é o quarto grupo que participa do intercâmbio e a aproximação dos jovens capixabas com a cultura europeia é muito proveitosa, é um diferencial na vida deles. Essa ação que realizamos com as instituições parceiras só valoriza e gera oportunidades de crescimento aos capixabas que vivem com muita dedicação no interior”, destaca a coordenadora da Seag, Célia Kiefer.
 
“O intercâmbio promove uma verdadeira mudança na formação do indivíduo. Eles voltam com novas ideias e um dinamismo diferente. Já tivemos experiências anteriores em que um dos participantes sonhou literalmente alto e atualmente está concluindo o curso de comissário de bordo”, ressalta a representante do Consulado da Alemanha, Petra Gunter Vieira.
 
Para garantir presença no intercâmbio os jovens participaram de um curso de alemão com 100 horas de duração. As aulas foram ministradas em Santa Maria de Jetibá, município de origem da maioria dos jovens que compõem o grupo.
 
“Nosso município é essencialmente agrícola e essa experiência para nossos jovens, filhos de agricultores, vai ser muito importante para a evolução social e profissional dos participantes e seus familiares”, avalia a secretária de Agricultura de Santa Maria de Jetibá, Guisla Flegler. 
 
“Essa é uma oportunidade que não imaginava receber. Nesse período espero aprender o máximo possível para ganhar conhecimento e ter condições de melhorar os tratos aplicados nas atividades que minha família desenvolve na propriedade”, destaca o jovem Vanderlei Strelow, de Vila Pavão, que demonstrou um interesse especial em conhecer a experiência praticada na região do intercâmbio.
 
O projeto ‘Valorização da Juventude Rural’ é um dos 13 que integram o programa ‘Vida no Campo’. Com ele, os jovens do interior recebem apoio para aprimorar conhecimento e a qualificação profissional e até 2014 a meta é qualificar 1.440 jovens de todas as regiões do Estado.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Leo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário