sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mapas interativos permitem acompanhar estado da Amazônia



Imagem mostra desmatamento no entorno da BR 163, no Pará. Áreas em vermelho são dados mensais de alertas de desmatamento. Em amarelo, o acumulado histórico. Clique para ir a mapa interativo.
Imagem mostra desmatamento no entorno da BR 163, no Pará. Áreas em vermelho são dados mensais de alertas de desmatamento. Em amarelo, o acumulado histórico. Clique para ir a mapa interativo.
Lançada pelo site “O Eco”, nova plataforma permite monitorar desmatamento com riqueza de dados e interatividade, além de agregar notícias de diversos meios de comunicação
Por Gustavo Faleiros, no InfoAmazonia
Nas últimas semanas, o projeto de mapas interativos InfoAmazonia realizou sua primeira atualização nos dados sobre desmatamento e fogo. O usuário da plataforma pode encontrar ali os números de alertas de desmatamento de janeiro a julho deste ano no Brasil. Os dados de focos de calor cobrem os nove países da Amazônia e mostram em grande detalhe as queimadas do último mês de julho, além do índice de frequência de queimadas. Todos os dados são abertos e estão disponíveis para download (clique aqui – http://infoamazonia.org/pt/dados/)
O projeto InfoAmazônia é uma parceria de ((o))eco com a ONG Internews e apoio daClimate and Development Knowlege Network (CDKN) e da Knight International Journalism Fellowship. A plataforma agrega notícias de diversos meios de comunicação sobre a maior floresta tropical do planeta e faz cruzamento com dados compartilhados por governos, universidades e institutos dos países amazônicos.
Os dados do desmatamento, provenientes do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são destacados em vermelho para distinguir das bases de dados que mostram o desmatamento histórico. No Brasil, o Deter é utilizado para gerar alertas de desmatamento mensais. Já o sistema Prodes – que em InfoAmazonia é vizualizado pela cor amarela — fornece os dados verificados, a conhecida taxa anual de desmatamento. Já os dados sobre fogo são disponibilizados pela NASA através dosistema FIRMSEle são visuliazados em três formas: número de focos mensais, um agregado da frequência de incêndios por áreas do mapa entre 2000 e 2012 (julho) e os focos mais intensos também no mesmo período.
Clique para interagir no mapa abaixo e ler a notícia sobre os novos dados do desmatamento, divulgados pelo governo brasileiro. São 795 áreas desde janeiro, das quais 606 são de abril a julho (julho foi o mês com mais incidência de áreas desmatadas: 299. Áreas medidas em hectares
Download de dados do Deter
A equipe de ((o))eco já vinha trabalhando na atualização de notícias sobre os mapas interativos desde o lançamento de InfoAmazonia durante a Rio+20. Mas o desafio maior foi garantir a melhor visualização de bases de dados bastante extensas. Notícias e dados serão sempre atualizados para permitir o cruzamento de informações como este abaixo.
Clique para interagir no mapa do fogo. Os pixels em vermelho representam os focos de calor de julho de 2012. Foram registrados 31666 focos no mês na área representada pelo mapa, uma média de 1005 focos por dia.
As bases de dados são disponibilizadas, pelo INPE e pela NASA, em diferentes formatos, como KML, utilizado no Google Earth, ou tabelas Excel. Em InfoAmazonia as atualizações foram feitas através de arquivos Shapefile (SHP). A visualização dos dados no site InfoAmazonia é feita através do API da plataforma de mapas MapBox, produzida pela companhia americana Development Seed, que trabalhou em parceria com o time de ((o)) eco no desenvolvimento e atualização dos mapas.
Colabore para melhorar a informação sobre a Amazônia
O InfoAmazonia agrega notícias relevantes sobre as questões ambientais da floresta. Se você ler em seu site ou blog favorito informações que digam respeito a alguma localidade da Amazônia em seus nove países, envie o link da notícia que você quer compartilhar e nós vamos geolocaliza-la em nossos mapas.
Leia também:
  1. Para examinar o impacto das hidrelétricas na Amazônia
  2. Amazônia: como falha o combate ao desmatamento
  3. Raízes da violência na Amazônia
  4. Para acompanhar a Conferência Nacional de Comunicação
  5. Ignacy Sachs debate a Amazônia
  6. Literatura marginal na Amazônia
  7. Outros mapas, outros mundos
  8. Tragédia, desigualdade e Estado débil
  9. A revolução como estado de consciência alterada
  10. Massacre do Carandiru: Estado, Exceção e Violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário