quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Moradores de rua lembram Chacina da Sé e cobram políticas sociais



Foto: Tércio Teixeira/Agência Brasil
 Dia nacional de luta teve manifestações em São Paulo,  Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Vitória
Por Camila Maciel, na Agência Brasil
São Paulo – Moradores de rua da capital paulista passaram a madrugada de hoje (20) reunidos na Praça da Sé, no centro da cidade, para reivindicar políticas sociais de apoio à população em situação de rua. A manifestação começou na noite de domingo e terminou na manhã de hoje. A organização informa que 36 barracas foram montadas para abrigar três pessoas em cada, totalizando pouco mais de 100 manifestantes.
A mobilização faz parte do dia nacional de luta dessa população. O 19 de agosto faz referência ao Massacre da Sé, nome pelo qual ficou conhecido o episódio em que sete pessoas que dormiam na praça foram mortas nesse dia em 2004. Até hoje, nenhum dos suspeitos foi preso. A data também será lembrada em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Vitória.
Levantamento da prefeitura informa que 14,5 mil pessoas vivem nas ruas de São Paulo. O documento mostra que 47% dessas pessoas estão nas ruas e 53% em abrigos.
Kátia Lúcia dos Santos, de 33 anos, vive há 8 anos na Praça da Sé e relata dificuldades para conseguir sobreviver. “Sai de casa porque briguei com meus pais. Os primeiros dias foram muito difíceis, mas nunca pensei em voltar”, disse a moradora. Ela diz que faltam oportunidades que a possibilitem sair dessa situação. “Quando a gente procura trabalho, precisa ter residência fixa”, exemplifica.
O padre Júlio Lancellotti, membro da Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo, avalia que são necessárias ações em diversas áreas e não só de assistência social para atendimento a esse público.
“Não podemos ter respostas que sejam sempre as mesmas, por exemplo, o albergue. Essas pessoas não podem ser atendidas por compartimentos. Os atendimentos precisam estar integrados”, defende o padre.
Ele cita, entre as áreas que precisam ser contempladas, saúde, educação, moradia e trabalho.
Edição: Beto Coura
Leia também:
  1. Políticas do aquecimento, devastação e desperdício
  2. Governo de São Paulo recomenda: não ande de bicicleta na rua
  3. As redes sociais e os jornalistas
  4. Us Now – Documentário sobre colaboração e redes sociais
  5. O impasse das novas redes sociais
  6. Islândia: nova Constituição em redes sociais
  7. Raízes sociais de um assassinato em massa
  8. Na era das redes sociais, novo papel do jornalismo
  9. Gilberto Carvalho aposta nos movimentos sociais
  10. Incrível: como os Estados Unidos querem invadir as redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário