domingo, 12 de agosto de 2012

NO LÍBANO - América Latina e Oriente Médio em debate


As relações entre as duas regiões serão tema de um colóquio que ocorrerá em novembro em Kaslik, no Líbano. A discussão incluirá economia, política, diplomacia e cultura.

Isaura Danielisaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Um debate internacional sobre as relações da América Latina e o Oriente Médio ocorrerá no Líbano em novembro deste ano. O encontro deverá reunir pesquisadores e especialistas das duas regiões na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), em Kaslik, nos dias 29 e 30 para falar sobre os laços econômicos, diplomáticos, culturais e políticos das duas regiões, que estão em desenvolvimento e aspiram participação maior no cenário internacional.

A iniciativa é do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek e, de acordo com o seu diretor, Roberto Khatlab, estão sendo selecionados palestrantes de países como Brasil, México, Argentina, República Dominicana, Estados Unidos, Marrocos, Egito, Jordânia e do próprio Líbano, entre outros. A programação, com o nome dos palestrantes, será divulgada no mês de outubro, de acordo com o diretor.

Além do Cecal, também participam da organização do colóquio o Centro de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (CDPR), ligado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Usek, e a Rede de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Mundo Árabe e a América Latina (Rimaal), da França. “O nosso objetivo é estreitar estas relações do Oriente Médio e América Latina com apoio da ASPA”, diz Khatlab. A ASPA é a Cúpula da América do Sul e Países Árabes, cuja primeira edição ocorreu em 2005 com aproximação dos líderes das duas regiões.

A discussão na Usek ocorrerá dentro de três eixos principais. O primeiro deles é a diplomacia, com uma análise do Brasil como potência emergente, falando em nome de um Sul global e progressista, e de outros atores como Venezuela e Irã, com diplomacias qualificadas como contestatórias, com discurso alternativo sobre as relações intercontinentais.

O segundo eixo de conversas será o comércio, combinando questões econômicas com acordos de intercâmbio cultural e político. O terceiro ponto de discussão será sobre a mediação dos países em desenvolvimento em questões como crise do Oriente Médio e do mundo islâmico.

“Num momento crítico da história do Oriente Médio em razão das múltiplas revoltas pela qual passa a região com a ‘Primavera Árabe’, o Cecal e o CDPR consideram ser este o momento oportuno para associar-se a uma rede transnacional de pesquisadores, a Rimaal, com o objetivo de questionar sobre os determinantes da aproximação entre as duas regiões e sobre a perenidade deste movimento”, diz o site do Rimaal sobre o encontro.

"Se estas relações intercontinentais participam de uma reestruturação da ordem mundial em curso, a questão de base será determinar em qual medida elas revelam a formulação de uma nova visão das relações internacionais por parte das diplomacias emergentes da América Latina, quais são as margens de manobra que esses países dispõem na governança mundial após o estabelecimento de novas interações Sul-Sul?", complementa.

Serviço

Colóquio sobre América Latina e Oriente Médio
Dias 29 e 30 de novembro de 2012
Local: Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek), Kaslik, Líbano
Site: http://rimaal.org/
E-mail: robertokhatlab@usek.edu.lb

Nenhum comentário:

Postar um comentário