segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Núcleo de artesanato apoiado pelo Sebrae ES ganha prêmio da Unesco


Um núcleo de artesanato apoiado pelo Sebrae ES recebeu um importante prêmio este mês, representando a cultura do estado em cenário internacional
Pela primeira vez um produto do artesanato capixaba recebe o prêmio “Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+”.  Uma carteira de mão feita com taboa, produzida pelo Núcleo de Artesanato em Taboa (NAboa), ficou com o primeiro lugar do Brasil na 3ª edição do prêmio, realizada este mês no Uruguai.
A seleção dos produtos participantes da competição foi feita pelo Programa do Artesanato Brasileiro (Pab) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Aderes. Ao todo, no Brasil, foram inscritas 62 peças artesanais, de 12 estados. Dessas, 13 peças foram selecionadas, de 11 artesãos.
O NAboa também foi a Unidade vencedora do Prêmio SEBRAE TOP 100 de artesanato - 2ª Edição, participando da rodada de negócios/2010, coordenada pelo Sebrae Nacional. Nessa edição, concorreu com mais de mil projetos de todo o país, sendo o único representante do Espírito Santo, entre os cem melhores do país. Além do Sebrae, possui parcerias importantes, dentre as quais estão a Samarco Mineração S/A e Cesan.
História – A associação foi fundada em 19 de junho de 2007, gerando renda para 12 famílias associadas e para mais de 100 pessoas das Comunidades do seu entorno, direta ou indiretamente, através do uso sustentável da Taboa - vegetação aquática encontrada na Lagoa - e preservação ambiental. “Resgatamos a atividade artesanal com essa fibra, qualificando os artesãos para o desenvolvimento de técnicas e criação de novas peças, além da capacitação para atuação no mercado de trabalho”, explicou o presidente do Núcleo, Cesar Weslley Conti Nunes.
Artesãos das Comunidades de Mãe-Bá, Porto Grande, Condados e Chapada do Á, todas localizadas no entorno da Lagoa de Mãe-Bá, que faz a divisa dos municípios de Guarapari e Anchieta, formam a associação. Desde a fundação, o grupo recebeu o apoio do Sebrae ES para atuação no mercado de trabalho. Através do apoio, capacitação e consultoria de design, desenvolveu várias coleções e projetos que foram bem aceitos no mercado.
Os trabalhos do grupo começaram em uma residência, propriedade do atual presidente do Núcleo, e de sua esposa, a mestre artesã Anna Maria Rebello Nunes. Após a consolidação no mercado de artesanato, o grupo aumentou a produção e construiu um núcleo de trabalho. O artesanato de Taboa é referência nacional e internacional. Várias empresas já se interessaram pelo trabalho do grupo, que preza a beleza e preserva a rusticidade. O NAboa já confeccionou mais de 15 mil peças artesanais, em torno de 200 variedades de produtos, que são vendidos na sede do Núcleo, em Mãe-Bá – Anchieta, além das lojas de revenda em todo o Brasil e no exterior.


Descrição: karla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário