terça-feira, 21 de agosto de 2012

O poderoso (e onipresente) Partido da Terra


  20 DE AGOSTO DE 2012


Livro aponta, com base em vasta pesquisa, impressionante presença dos proprietários rurais nas instituições de poder do Brasil
Por Aline Scarso, no Brasil de Fato
O jornalista Alceu Luís Castilho se debruçou por cerca de três anos sobre os registros do Tribunal Superior Eleitoral e analisou 13 mil declarações entregues em 2008 e 2010 por prefeitos, vice-prefeitos, governadores e vice-governadores, deputados estaduais, federais e senadores, que disputavam o pleito nesses anos. Desse trabalho, surgiu o livro “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro”, que mostra o domínio de políticos sobre o território brasileiro e como o Brasil tem uma face rural muito mais acentuada do que se proclama.
Segundo Castilho, das 13 mil declarações entregues em 2008 e 2010, 346 são de políticos que declararam possuir mais de 1 mil hectares. Ele pontua, entretanto, que o número pode ser bem maior. Além de muitos políticos não terem concorrido nesses pleitos, outros declararam somente o valor das terras, sem informar ao leitor o tamanho delas. “Isso deveria ser obrigatório. E temos ainda as terras registradas em nome de empresas, parentes etc. Entre várias outras caixas-pretas”, destaca.
Blairo Maggi (PR), cuja empresa possui mais de 200 mil hectares, e o senador Eunício de Oliveira (PMBD), que possui dezenas de propriedades rurais, são dois dos políticos proprietários de terras no país. “José Sarney e Renan Calheiros (ambos do PMDB) são ruralistas, mas nem sempre apontados como tais. E se revezam na presidência do Senado. Mais que uma bancada, temos um sistema político ruralista. Com gente de quase todos os partidos”, aponta o autor. O livro traz ainda uma lista de 31 políticos que declararam possuir mais de 10 mil hectares cada um e tem nomes conhecidos, como o ex-governador de Goiás, ex-ministro e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMBD).
De acordo com ranking de “Partido da Terra”, no âmbito municipal, 62,33% dos municípios brasileiros têm o prefeito ou o vice-prefeito como proprietário de terra. No Mato Grosso, a porcentagem chega a 78,72. No que se refere ao Congresso Nacional, o PMDB é o partido que tem mais senadores, deputados estaduais e federais eleitos em 2010 com propriedades de terra, seguido do DEM, do PR, do PDT e do PSDB.
E há implicações políticas e econômicas desse quadro? Segundo Castilho, a pesquisa mostra que sim. “O livro ajuda a mostrar que esses homens públicos possuem interesses diretos em relação ao território brasileiro. A partir do momento que entendemos a lógica fica mais fácil ver como há dezenas de políticos envolvidos em casos de trabalho escravo, de ameaças a camponeses, indígenas – e mesmo mortes. Quem tem poder não o larga. A violência é expressão disso. Mas ela não ocorre só a mão armadas, nos grotões. Certas votações no Congresso são violentas, mantêm a exclusão de milhões. Certas decisões de prefeitos, governadores e presidentes são igualmente violentas. Mas estão disfarçadas. Esqueçam da bancada ruralista. Ela é apenas uma cortina de fumaça. Ali estão os ruralistas assumidos. Há muita gente mais discreta bancando esses senhores”, argumenta o autor.
“Partido da Terra” é certamente um esforço jornalístico valoroso, que mostra a partir da investigação o que os movimentos sociais do campo falam há décadas: o forte domínio dos interesses de latifundiários e dos empresários da terra na política nacional. O lançamento do livro é imperdível e acontece na próxima segunda-feira (20), a partir das 18h30, na Livraria Cultura (Loja de Artes) do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).


“Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro”
Autor: Alceu Luís Castilho
Páginas: 240
Preço: R$ 29,90 (a Livraria Cultura está com promoção de lançamento, por R$ 24,90)
Coquetel de lançamento: segunda-feira (20), a partir das 18h30, na Livraria Cultura (Loja de Artes) do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).
Veja o comentário do autor sobre o livro:
Leia também:
  1. PSD: o partido onde os ricos se encontram
  2. Quem combate o aquecimento da Terra?
  3. De quem é a terra na Bolívia?
  4. Terra Livre no Planalto Central
  5. Objetivo: mudar a sociedade. Tabuleiro: a Terra
  6. Viagem a uma terra de cidades conflagradas
  7. Para que ninguém se pense dono da terra
  8. Repórteres sem Fronteiras — mas com partido
  9. Partido Pirata sacode política da Alemanha
  10. O Partido Pirata alemão, bem além do pitoresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário