sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os modelos econômicos chineses


  17 DE AGOSTO DE 2012

Pesquisador do IPEA procura descrever, a meses do 18º congresso do Partido Comunista, dois projetos distintos que convivem na segunda maior economia do planeta
Por Luis Nassif, em seu blog
No próximo mês de outubro, ocorre o 18º Congresso do Partido Comunista Chinês. Nele, serão eleitos sete dos nove membros que compõem o comitê permanente do Politburo – conforme explica Ricardo Bacelette no trabalho “Eleições na China em 2012: reflexos nas mudanças sócio econômicas”, publicado no boletim de Política e Economia Internacional do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
O fortalecimento das lideranças provinciais
Há dois órgãos de poder na China: o Comitê Permanente, composto por 25 membros; e o Politburo, com 9 membros. Em 1992, dos 25 membros do Comitê Central, 50% possuíam experiência em liderança provincial. Em 2007, 76,6%. Atualmente, dos 9 membros do Politburo, 8 exerceram liderança provincial.
Esse aumento de influência das províncias é reflexo das políticas adotadas pela China a partir de 1993. Os governos provinciais ganharam autonomia e, em meados da década de 1990 foi lançado o programa Grande Desenvolvimento Ocidental, destinado a desenvolver o oeste da China.
Hoje, na China, convivem dois modelos
O modelo globalizado
O modelo globalizado é representado pela província de Guandong e seu líder Wang Yan. É umbilicalmente ligada ao modelo global de produção, como “oficina do mundo”.
Wang concedeu relativa liberdade à imprensa e tem estimulado a organização sindical. Em 2010 houve greve dos trabalhadores contra as multinacionais, que permitiu ganhos de salário de 30 a 40%. A greve foi apoiada por Wang.
Apesar do sucesso econômico, no plano social o modelo deixou a desejar. Houve enorme avanço no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Mas a concentração de renda aumentou de forma expressiva. Em 1998, a renda dos 10% mais ricos era 7,3 vezes superior à dos 10% mais pobres. Em 2007 saltou para 23 vezes. Parte dessa concentração se deve ao salário pago aos altos executivos: cerca de 128 vezes superior ao de um trabalho industrial médio, no caso das estatais; e ainda maior no caso das empresas privadas.
O modelo de desenvolvimento interno
O contraponto a Guandong é o modelo de Chongqing, liderado originalmente por Bo Xilai – e fruto da conquista do oeste empreendida nos anos 90. Atualmente, Bo Xilai é carta fora do baralho depois de ter se envolvido em problemas de corrupção, ser deposto do cargo e expulso do PC.
Nos últimos anos superou a média nacional de crescimento de renda. Em 2008 cresceu 14,9% contra 9% de crescimento da China. Mesmo depois da eclosão da crise internacional, continuou crescendo a taxas de dois dígitos.
Xilai era o que se poderia denominar, por aqui, de político populista. Sua sensibilidade para com os problemas da população, no entanto, abriu espaço para uma experiência inédita.  O modelo desenvolvido teve maior participação do investimento e consumo doméstico, fortes incentivos ao crédito das famílias e das empresas e políticas sociais expressivas.
Na China, as exportações eqüivalem a 32% do PIB; em Chongqing, a 7,6%. Em 2007, o investimento correspondeu a 62% do PIB, contra 42% da China. Em 1998 o PIB per capita da província era de 4.684 yuans, contra 6.038 da média nacional. Em 2010 atingiu 27.366 yuans.
Apesar de Bo Xilai ser carta fora do jogo, o modelo de Chongqing conquistou adesões.
Leia também:
  1. China e Índia, dois modelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário