sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pesquisa de aluna da UFSCar indica viabilidade na utilização de água residuária tratada em ambiente agrícola



Experimento apresentado em Congresso Internacional é resultado parcial da dissertação de mestrado da aluna do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Vanessa Ribeiro Urbano, desenvolveu um estudo em que aponta que a aplicação de água residuária tratada em ambientes agrícolas pode ser favorável. Ela apresentou os resultados parciais de seu projeto de mestrado "Aplicação de água de reuso e seus efeitos qualitativos no sistema solo-planta" no Congresso internacional Annual International Meeting (ASABE 2012), realizado no Texas, Estados Unidos, entre os dias 29/7 e 1/8. O trabalho apresentado foi a etapa laboratorial de sua dissertação com o título "Influence of Wastewater on the Physical-chemicals Properties of Soil".
A pesquisa da mestranda tem como objetivo identificar as alterações na condutividade hidráulica saturada e monitorar a salinidade e sodicidade em um Latossolo Vermelho Distrófico (tipo de solo mineral) que é irrigado com água residuária tratada, ou seja, esgoto tratado e utilizado em situações que não necessitam de água potável, o que pode reduzir o consumo da mesma.
No desenvolvimento do trabalho, foram simulados cinco ciclos de cultivos de alface em cilindros metálicos contendo amostras indeformadas de solo coletada em casa de vegetação. O delineamento experimental foi montado com dois tratamentos: água potável e água residuária tratada, divididos em cinco blocos com três repetições.
Com isso o experimento apontou que não houve diferença significativa para os parâmetros estudados após a aplicação da água de reuso, que foram: condutividade hidráulica saturada do solo, granulometria, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, pH, turbidez, razão de adsorção de sódio (RAS), condutividade elétrica e porcentagem do sódio trocável (PST)."Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios tendo em vista a viabilidade da aplicação da água residuária tratada em ambiente agrícola", diz Vanessa, complementando que o experimento terá continuidade com cultivo de alface em casa de vegetação do campus de Araras da UFSCar.
O trabalho foi desenvolvido no CCA com apoio da Fapesp e CNPq e também contou com o auxílio da aluna do curso de Engenharia Agronômica da UFSCar, Thaís Grandizoli Mendonça, sob orientação do docente Claudinei Fonseca Souza, do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA), co-orientação do docente Reinaldo Gaspar Bastos, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio Economia Rural (DTAiSER) e colaboração da docente Leonor Assad, do DRNPA.
O orientador do trabalho, Claudinei Fonseca, enalteceu a importância da participação da aluna no Congresso, um dos mais importantes eventos na área agrícola. "É um complemento da formação acadêmica e expande o conhecimento. Além de divulgar sua pesquisa, ela tem a possibilidade de ampliar contato com outras pessoas", conclui.
O congresso internacional ASABE 2012 apresenta um fórum de ampliação da consciência das tendências atuais do setor agrícola. Além disso, promove e reconhece as inovações em design e tecnologia, e proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional. Todas as atividades têm foco sobre os impactos econômicos, políticos e sociais enfrentados pela indústria.


Contato para essa pauta: Murilo Pereira     Telefone: (19) 3543-2580    E-mail: mpereira@cca.ufscar.br

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. Telefone: (16) 3351-8119. E-mail: ccs@ufscar.br
Veja outras sugestões de pauta. Caso você não queira receber estes releases, clique aqui.

Creative Commons LicenseEsta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
apresentacao_de_projeto_de_mestrado_em_congresso_internacional_.rtfapresentacao_de_projeto_de_mestrado_em_congresso_internacional_.rtf
119K   Exibir como HTML   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário