segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Produção de café de El Salvador deverá crescer na safra 2012/13


Laura Ruschel
 
A produção de café de El Salvador na safra 2012/13 deverá ser maior do que o total colhido na temporada corrente, apesar do amadurecimento desigual dos grãos, segundo o Conselho Salvadorenho de Café.
 
O amadurecimento desequilibrado dos grãos significa que parte do café estará pronto para a colheita mais cedo, em meados de setembro ao invés de outubro, e será levemente menos produtivo do que o restante, de acordo com o conselho.
 
Entretanto, previsões preliminares apontam a próxima safra em 1,38 milhão de sacas de 60 quilos. O montante representa um acréscimo de 20% frente ao volume que o país espera produzir nesta temporada.
 
Desde o início da safra 2011/12 até julho, El Salvador exportou 958.588 sacas de café, queda de 40% ante o mesmo período do ciclo anterior. A receita com os embarques totalizou US$ 288,91 milhões, declínio de 31% ante ao mesmo período da safra anterior.
 
O principal destino dos embarques salvadorenhos durante os últimos dez meses foi os Estados Unidos, recebendo 35% das exportações totais, seguido da Alemanha, com 22%.
 
El Salvador, ao contrário de outros países produtores de café da América Central, não está sofrendo com ataques severos do fungo roya. "Nós fomos bem sucedidos em manter a doença sobe controle, graças as nossas atenções às lavouras", afirmou uma analista do conselho.
 
A temporada cafeeira no El Salvador corre de outubro a setembro do ano seguinte. O conselho planeja divulgar uma segunda estimativa de produção no início de setembro. As informações partem de agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário