quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Santa Teresa tem recorde de chuva e Serviço Público segue de plantão



 
No anexo: Foto córrego São Lourenço no centro da cidade: trabalho de desobstrução e desassoreamento de rios reduz o risco de transbordamentos
 
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST
 
Com informações de Bruno Lyra
 
Recorde absoluto de chuva para esta época em Santa Teresa. O volume acumulado até a última quarta (21) fez de agosto o 2º mês mais chuvoso em Santa Teresa desde 1976.
Ainda assim cidade a não vem enfrentando grandes problemas. Mas segue em estado de alerta. Segundo a secretária de Meio Ambiente, responsável pela Defesa Civil Municipal, Magaly Broseghini, até a manhã desta quarta (22) não houve registro de alagamentos no centro nem no interior. As quedas de barreiras não atingiram residências nem obrigaram moradores a sair de suas casas.
“Houveram quedas de barreiras, principalmente próximo a estradas. A mais grave foi no bairro Dois Pinheiros, onde houve a obstrução da rua Valesini. É necessário esperara o tempo firmar para começarmos o trabalho de remoção, mas não há risco para as casas vizinhas”, frisou.
Magaly orienta que moradores de áreas de risco devem sair e ir para a casa de parentes caso volte a chover forte. E que não se deve mexer em barreiras neste período, seja com máquinas ou manualmente.
A secretária destacou ainda que as ações preventivas como limpeza de bueiros e desassoreamento dos rios e córregos estão ajudando a prevenir situações mais graves. “A preservação e ampliação das áreas de florestas também é fundamental, pois armazena a água da chuva no solo e impede a formação de enxurradas”, salientou.
Chuva é nove vezes mais do que a média de agosto
Até às 16 hs da última terça (16) havia chovido em Santa Teresa impressionantes 517,6 milímetros (mm), medidos pela estação pluviométrica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na cidade.
Segundo o meteorologista do Intituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Bruce Ponte, o valor é nove vezes maior do que a média do mês, que é de 56,5mm. E recorde absoluto para o período, já que desde o início das medições  em 1976, o agosto mais chuvoso foi o de 1991, com 157,3mm.
Agosto de 2012 também já é o 2º mês mais úmido que se tem registro. Só perde para janeiro de 1979, onde os 644,7 mm de chuva provocou severa inundação no município.
Segundo o meteorologista, uma combinação de fatores incomuns para a época é responsável por tanta precipitação neste mês, tradicionalmente seco.  “ A posição mais ao sul de um sistema de alta pressão sobre o oceano,  fazendo os ventos soprarem do mar para o continente, associada a uma área alongada de baixa pressão com circulação do vento no sentido horário, favorecendo a instabilidade”.
Bruce apontou  ainda que as águas do Atlântico Sul estão mais quentes que o normal, de 0,5º C a 1º C, o que favorece a presença de vapor d’ água na atmosfera. “E no caso de Santa Teresa e noutras áreas do leste da região serrana capixaba toda essa umidade encontra uma barreira de montanhas mais frias, o que torna ainda mais intensa as chuvas”, detalhou.
Previsão
De acordo com Bruce essas condições anormais da atmosfera devem permanecer até o fim da semana. Por isso há previsão de chuvas para os próximos dias, principalmente para sexta (24). No sábado (25) devem ocorrer maiores aberturas de sol. Já no domingo (26) o tempo deve voltar a ficar fechado.  
Serviço  - Confira os telefones de emergencia em Santa Teresa
 Defesa Civil /Secretaria de Meio Ambiente (Magaly Broseghini): 3259 – 2125/9976 – 0002 
Bombeiros Voluntários (Nilton Broseghini) : 9896 – 7155 ;
Serviços urbanos (Edney Fontana): 9978 – 4363
Máquinas (João Luchi) : 9982 – 2794 ; 9601 – 7644
Pronto atendimento Hospital Madre Regina: 3259 - 1113    

--
Fabricio Ribeiro

DSCF1064.JPGDSCF1064.JPG
820K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário