sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SEBRAE - ES - Projeto Comércio Total já atendeu a mais de 15 mil comerciantes em todo Estado



Desenvolvido pioneiramente pelo Sebrae no ES, o projeto já atendeu a 5,9 mil empresas formais, 3 mil informais e mais de 6,6 mil futuros empreendedores em 43 municípios do Estado. Esses 15.730 atendimentos registram o sucesso do projeto, que continua percorrendo os municípios capixabas para dinamizar e fortalecer a gestão dos comércios
Padarias, salões de beleza, bares, lojas de roupa e vários outros segmentos. Os grandes e pequenos bairros concentram o comércio de micro e pequenas empresas. Com o objetivo de levar suporte e capacitação a esses pequenos empresários, o projeto Comércio Total já contou com 15.730 participantes desde a inauguração do programa, entre empresas formais, informais e empresários em potencial.
Entre os números do projeto, já somam 7.232 consultorias e 1.398 planos de negócios realizados em diversos municípios do Estado, dando aos empresários a oportunidade de adquirir conhecimento em diversas áreas e promover uma transformação em seu negócio. A cada ano, o Comércio Total amplia sua abrangência, levando capacitação também aos pequenos comércios do interior do Estado: até agora o programa já percorreu 43 municípios capixabas.
O projeto surgiu de uma iniciativa do Sebrae no Espírito Santo em 2009 e tem sido uma importante ação para melhorar a gestão e dinamizar o comércio de bairros, com foco no setor varejista e prestadores de serviços. O Diretor de Atendimento do Sebrae no ES e mentor do projeto, Ruy Dias, comenta como nasceu a ideia: “A nossa preocupação era como atingir as concentrações menores de negócios existentes nos bairros, que não tinham um tratamento dirigido e enfrentavam muita dificuldade de identificar e entender sua própria necessidade. E não havia o processo inverso de atendimento, ou seja, não acontecia do órgão se dirigir até a porta desse cliente. Então foi isso que decidimos fazer antes dos movimentos do Sebrae Nacional e das recomendações do então presidente da República, Lula. Quando ouvimos, em Brasília, o presidente nos recomendar a bater na porta do cliente, já estávamos fazendo isso aqui”.
A ação consiste em visitas porta a porta nos comércios da região sensibilizando os empresários para a participação em uma semana de palestras de capacitação, com nove temas relacionados ao universo comercial, como “Visual de Loja”, “Controle de Estoque”, “Formação de Preço de Venda”, “Atendimento ao cliente”, entre outras orientações práticas de consolidação dos pequenos empreendimentos. É uma oportunidade única para o micro empresário melhorar o seu estabelecimento comercial.
Pesquisa comprova efetividade do projeto
De acordo com a pesquisa de efetividade do programa, realizada pelo Sebrae em 2010 e 2011, 86,10% dos entrevistados aplicaram em sua empresa os conhecimentos adquiridos nas consultorias, e 86% tiveram seu primeiro contato com o Sebrae por meio deste projeto.
O Comércio Total é um verdadeiro presente para os locais por onde passa, gerando uma mudança efetiva no perfil do comércio local, como comenta a gerente da unidade de atendimento coletivo ao comércio do Sebrae ES, Christiane Barbosa. “É um projeto inovador, tanto por ser um aprendizado permanente para o sucesso dos pequenos negócios, como pelo fato de levar a estas pessoas um dos serviços mais elaborados do Sebrae, que são as consultorias gratuitas nas próprias empresas. Por meio das consultorias, os empreendedores têm a oportunidade de aprender a colocar em prática os conhecimentos teóricos, recebendo pequenas dicas que fazem muita diferença.”
A empresária Flávia dos Santos, proprietária da loja Cheiro Suave Cosméticos, teve a oportunidade de conhecer o Comércio Total. Flávia atua há 5 anos no bairro Boa Vista, em Vila Velha e participou das palestras do programa em 2010. A comerciante recebeu uma consultoria de visual de loja e montou um plano de negócios para ampliar o estabelecimento. “A consultora do Sebrae veio à minha loja, tirou fotos e me orientou sobre as mudanças que eu precisava fazer. Aumentei a placa com nome da loja para melhor informação, despoluí o visual, instalei uma porta de vidro e mais balcões e também climatizei o ambiente para ficar mais aconchegante para o cliente”, conta.
Com o plano de negócios, Flávia transformou a pequena loja de cosméticos em um completo salão de beleza, onde os clientes podem compram os produtos e também aproveitar os serviços no local. “O Comércio Total me ajudou a ampliar minha empresa. A vantagem foi que o projeto veio até mim, sendo mais prático participar das palestras aqui perto da minha loja. Eu indico para todos os micro empresários e até já sugeri para três clientes minhas, que pretendem abrir um negócio, a procurar o Sebrae”, declara a empresária.
Outra pessoa que se beneficiou com o Comércio Total foi Arlete Rosa Rodrigues, proprietária do Restaurante D’Arlete. A empresária recebeu diversas orientações da consultoria de visual de loja, como: mudar a porta de lugar, tirando o fluxo de pessoas do centro do espaço físico; pintar a parede de fundo; mudar a posição do balcão de serviço; e colocar uma urna para sugestões dos clientes. Segundo Arlete Rosa, as mudanças após a participação no projeto foram muito positivas. “Até mesmo o perfil do nosso cliente mudou. Antes eles vinham, faziam a marmita e iam embora. Agora, eles ficam no restaurante. Nosso faturamento aumentou em mais de 20%”.

Podem participar do Comércio Total os donos de estabelecimentos e seus funcionários. Os inscritos têm direito a consultorias gratuitas e planos de negócios oferecidos pelo Sebrae. A inscrição pode ser feita na semana que antecede o evento ou nos pontos de apoio CDL ou Nossocrédito.
Confira o calendário do Comércio Total para as próximas semanas:
13/08 a 17/08 - Vila Velha (Santa Mônica) e Afonso Cláudio (Sede)
20/08 a 24/08 - Cachoeiro do Itapemirim (Sede)

*Sede corresponde à realização em todo o município
Descrição: amanda freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário