segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sedu lança o kit de filmes sobre a cultura capixaba


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Comissão Espíritossantese de Folclore,lançou nesta segunda-feira (20) o kit cultural de DVDs, intitulado “Folclore Capixaba em Imagens”. Oevento foi realizado na Escola Estadual Gomes Cardim, no Centro de Vitória.


lançamento deu início às comemorações da Semana do Folclore e contou com a presença dosecretário Klinger Barbosa Alves, o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), EdilsonBarbozaentre outras autoridades. A escola que sediou o evento foi toda decorada para receber osconvidados, e na recepçãopersonagens como o Saci Pererê, a Cuca e o Bumba-Meu-Boi deram asboas-vindas aos visitantes.

Uma pequena exposição na unidade de ensino também destacou elementos da cultura e folclore capixabas, tais como panelas de barros, máscaras da Folia de Reis e instrumentos musicais usados no Congo.

Durante a solenidade, que contou com aproximadamente 80 pessoas, o secretário destacou a importância do material didático nas unidades de ensino da rede estadual. Klinger Barbosa enfatizou que a finalidade dos filmes é promover o resgate da cultura capixaba por meio da educação.

“É preciso apoiar toda forma de ensino que esteja ligado às tradições do nosso Estado. A diversidade cultural é um dos nossos maiores patrimônios e cabe à escola incentivar essa ação para que nossa identidade não seja esquecida”, disse.

Em seguida, a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Adriana Sperandio, revelou que o material pedagógico poderá ser utilizado em todas as modalidades de ensino, do ensino fundamental a Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Neste segundo semestre faremos um encontro com todos os educadores da rede, para que sejam orientados a fazer o uso do material em sala de aula. O kit visa incrementar o conhecimento de maneira interativa” frisou.

Esta semana os kits educacionais começam a ser distribuídos para as escolas da rede estadual por meio das Superintendências Regionais de Educação (SREs).

E, nestaa quarta feira (22), a Escola Gomes Cardim dará continuidade às comemorações, exatamente na data em que se celebra o Dia do Folclore. Desta vez, a festividade ocorrerá na Estação Porto, em Vitória, às 9 horas, onde será apresentado pela unidade o “Projeto Cultural Popular Capixaba”. O evento será aberto ao público, com programação até às 21 horas, com diversas apresentações musicais, danças típicas e folclóricas que reapresentam o Estado.
Follclore Capixaba em Imagens
O kit pedagógico contém 10 filmes, de aproximadamente 25 minutos, que revelam, de maneira divertida e com linguagem simples, os mistérios e curiosidades das manifestações folclóricas capixabas. Os filmes educativos têm o objetivo de potencializar e aumentar ainda mais a dinâmica de aprendizagem em sala de aula de forma diferenciada e, ao mesmo tempo, promover o resgate da cultura nativa de diversas regiões do Estado.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário