quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tempo seco toma conta do interior do Brasil e estiagem já dura mais de 200 dias em áreas do Nordeste




A quinta-feira começou com chuvas no oeste da Região Sul e em parte de Mato Grosso do Sul, mas a maior parte do Brasil vive um período prolongado de tempo seco.

A quinta-feira começou com chuvas no oeste da Região Sul e em parte de Mato Grosso do Sul, mas a maior parte do Brasil vive um período prolongado de tempo seco. A estiagem deste ano não é uma das mais longas no centro e sul do Brasil, já que até o mês de junho choveu forte na região. Mesmo assim, muitos municípios de São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul registram um período de tempo seco que oscila em torno dos 60 dias. Em 2010, por exemplo, algumas áreas tiveram um período de tempo seco que correspondeu a pelo menos o dobro deste período.
A seca é mais severa no Nordeste, onde cidades do norte da Bahia, oeste Pernambuco e leste do Piauí não chove forte há mais de 200 dias. Em Remanso-BA, por exemplo, o último mês em que choveu acima da média foi outubro de 2011. Além disso, fevereiro de 2012 foi o último mês em que o acumulado foi razoável, apesar de abaixo da média (75mm ou 80% da média do mês).
Segundo previsão da Somar, a quinta-feira segue com tempo seco e quente na maior parte do Brasil. As poucas chuvas atingem os extremos do país. A umidade do oceano segue trazendo chuva para a faixa costeira, que atingem o litoral norte de Santa Catarina e do Paraná e desde o norte do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, com chance de chuva mais forte no leste da Bahia.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical e instabilidades tropicais provocam chuva isolada na faixa oeste e norte da Região, além da costa do Maranhão e Ceará. Áreas de instabilidade associadas à volta da umidade da Amazônia também provocam pancadas de chuva no oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, pancadas de chuva atingem o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul (com temporais localizados no oeste), oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário