quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Termina o mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos


21/08/2012 | Mônica Nasser

Copyright © 2012 Icarabe.org
Após um mês de jejum, do nascer ao pôr do sol, em Foz do Iguaçu, as comunidades reuniram-se para comemorar a festa do Desjejum ou Eid-el-Fitr. O evento aconteceu domingo, 19, na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e na Husseinya, dois templos religiosos da região.
De acordo com as fontes islâmicas, a instituição do jejum é uma forma única de adoração que espelha a singularidade do ser humano, uma criatura composta de partes físicas e espirituais.
O domingo começou com as orações de agradecimento e súplicas pelos dias de jejum e benefícios para o corpo e para alma. Após a oração, fiéis celebraram com um café da manhã especial. As crianças receberam presentes e brincaram em comemoração à data.
A época do Ramadã é para celebrar e renovar a fé no Islã. O Ramadã, para muitos, atinge não apenas o muçulmano praticante, mas a religião e o lugar onde ele vive e convive com o outro. Este é considerado um tempo de paz, de reflexão e confraternização entre os homens.
Para o Guia Religioso da Sociedade Beneficente Islâmica, Chaikh Muhammed Khalil, o mês é de intensa reflexão. “É um período de paz, harmonia e fé. É um momento para celebrar a unidade que nos permite vivenciar o que sente quem não tem alimento, quem não tem recursos ou acesso ao que é necessário para ter uma vida digna”.
Na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, o Guia Religioso Chaikh Mohsin Alhassani também lembrou a importância da data. “O mês de Ramadã nos ofereceu pelas graças de nosso bondoso Allah, uma oportunidade abençoada para colher as bênçãos e recompensas. Isso não é tudo. É também uma excelente oportunidade para nos fortalecer e purificar o nosso caráter. O espírito geral do Ramadã nos encoraja a viver de uma forma mais sadia e melhor”, concluiu. 
De acordo com as fontes islâmicas, a instituição do jejum é uma forma única de adoração prescrita como parte de todo o sistema da religião. Sua singularidade espelha a singularidade do ser humano, uma criatura composta de partes físicas e espirituais cuja excelência depende da proporção certa dessas duas partes. Muito da parte física arruína o homem, e muito da parte espiritual também o fará. O jejum orienta para este equilíbrio entre as essências espirituais e as necessidades físicas, uma prova viva de que em todos nós há uma força de vontade, elemento pivô que controla as nossas ações. É como um despertar da mente e com isto se tem uma maior clareza dos pensamentos e da unicidade de Deus.
Mesquitas lotadas em São Paulo
Em São Paulo, as mesquitas tiveram presença massiva de fiéis. “Estavam mais lotadas do que em anos anteriores e, em algumas mesquitas, como a da Avenida do Estado, a SBM, as pessoas tiveram que rezar no lado de fora”, explica Mohamad El Kadri, presidente da Associação Islâmica de São Paulo e diretor da União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI). “Em Santo Amaro, a SOBEM estava lotada, assim como a mesquita da Liga da Juventude do Brás. Em São Miguel e em Guarulhos, as famílias se confraternizaram com alegria.”

Mohamad El Kadri destacou a confraternização na pequena mesquita HAMZA - Associação Islâmica de São Paulo: “Além de cheia, as pessoas se comoveram com a palavra do presidente. Após o sermão, as lágrimas escorriam pelos rostos das pessoas ao falarmos da situação dos irmãos da Síria. Mas a confraternização, como em todas as mesquitas, foi um belo café da manhã, onde a fartura foi oferecida a todos os muçulmanos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário