quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Urubu-rei é encontrado na Reserva Biológica de Duas Bocas


Casal e filhote de urubu-rei (Sarcoramphus papa), espécie considerada vulnerável no Espírito Santopela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), foramfotografados na Reserva Biológica de Duas Bocas, localizada em Cariacica e gerenciada pelo InstitutoEstadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Esse é o primeiro registro oficial dos animaisna área da reserva.


As imagens foram feitas pelo fotógrafo e diretor do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon,durante expedição à reservaMerçon informa que  havia registrado a espécie em cativeiro e afirmaque havia rumores de que esses animais não existiam mais em liberdade no Espírito Santo. Esseregistro indica que a espécie existe e que está se reproduzindo.

“O urubu-rei tem mais que o dobro do tamanho do urubu-de-cabeça-pretaaquele que estamosacostumados a ver. O tamanho e as cores desse animal me impressionaram bastante”relatou oautor das imagens.

O material produzido durante as expedições à Reserva Biológica de Duas Bocas será reunido em um livro fotográfico e um documentário, que estão sendo produzidos pelo Instituto Últimos Refúgios em parceria com o Iema e serão lançados no final deste ano, em comemoração aos 100 anos de preservação ambiental na Região de Duas Bocas.

A região vem sendo preservada pelo Governo do Espírito Santo desde 1912, quando foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra para a construção de uma importante barragem que, na época, abasteceria Vitória e Cariacica.

Atualmente, a área integra a Reserva Biológica de Duas Bocas, que abriga 2.910 hectares bem conservados de Mata Atlântica. Além do lançamento de um livro e documentário do projeto “Últimos Refúgios”, as comemorações pelo centenário incluem um selo comemorativo, oficinas de fotografia e a biblioteca itinerante.

Reserva Biológica de Duas Bocas

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.
 


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação Seama / Iema Leila Oliveira / Isabela Nucci (27) 3636-2592 / 9977-1012 meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário