quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vacinação contra a febre aftosa atinge 97% do rebanho capixaba


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) finalizou a síntese da 100ª campanha devacinação contra a febre aftosa. Segundo os dados da instituição foram imunizados 901.719 bovinos ebubalinos (búfalos) em 28.970 propriedades, índice que corresponde a 97.42% do rebanho capixaba. Acampanha é realizada pelo Idaf, nos meses de maio e novembro, com o objetivo de promover asaúde dos animais, ampliar as possibilidades de mercado e fortalecer a pecuária.

De acordo com o médico veterinário do InstitutoJosé Dias Porto Júnioros números alcançados foramsatisfatórios“Os dados comprovam que a cada campanha o Estado tem alcançado melhores índicesda cobertura vacinalprincipalmente na região SerranaMunicípios que nos anos anterioresapresentaram baixa adesão deramnesta campanha, um retorno maior do que o esperado” explicaPorto.
 
O Espírito Santo possui uma cobertura vacinal acima do mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90%. O médico veterinário ressalta que os bons resultados são frutos do comprometimento dos produtores. “A sensibilização dos pecuaristas quanto à importância da vacinação é fundamental para manter o alto índice de imunização” afirma.
 
Febre Aftosa
 
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença. 
A segunda fase da campanha será em novembro, abrangendo bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação é obrigatória e indispensável para manter o Espírito Santo livre da doença, cuja última ocorrência foi em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário